Erros de base fonológica na escrita: codificação de surdas e sonoras, segmentação e juntura vocabular

Erros de base fonológica na escrita: codificação de surdas e sonoras, segmentação e juntura vocabular

Título alternativo Phonological-based errors on writing: coding of voiced and voiceless phonemes, segmentation and word junction
Autor Arnaut, Mirian Aratangy Google Scholar
Hackerott, Maria Mercedes Saraiva Google Scholar
Bueno, Gabriela Juliane Google Scholar
Nepomuceno, Pablo Felício Google Scholar
Ávila, Clara Regina Brandão de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Paulista Departamento de Publicidade e Propaganda
Resumo PurposeThe present study investigated the characteristics of phonological information processing as manifested in the writing of dictated syntagmas, capable of indicating possible correlations and the predictive impact between the analyzed orthography errors (coding of voiced and voiceless phonemes, undue segmentation and word junction) according to the school system. MethodEighty children from both genders, aged between 6 and 11 years, were selected from those regularly enrolled between the 2nd and 5th years of primary education, in both public and private schools in the municipality of São Paulo. The participants wrote, as dictated to them, 34 noun syntagmas composed of high frequency words. ResultThe three types of error were correlated with one another according to different patterns in each school system. In the public schools, voice-voiceless coding errors and undue segmentations were positively correlated. Perception characteristics directed to the metric foot and the syllable might have influenced the children’s performance. As for the results in private schools, the perception of the phonological word, phonological phrase and intonational phrase might have influenced the correlations between errors of the voiced-voiceless type and junctions. ConclusionVoiced-voiceless coding errors, word junction and undue separation manifested differently between private and public schools, regarding writing performance. Only in private schools could the voiced-voiceless coding errors predict those of word junction and hypersegmentation.

ObjetivoO estudo investigou características do processamento da informação fonológica, manifestadas na escrita sob ditado de sintagmas, capazes de indicar possíveis correlações e algum impacto preditor entre os erros ortográficos analisados (codificação de fonemas surdos e sonoros, segmentação indevida, juntura vocabular), segundo a rede de ensino. MétodoForam selecionados 80 escolares, meninos e meninas, na faixa etária entre 6 e 11 anos, regularmente matriculados do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública estadual e particular, do município de São Paulo. Os participantes escreveram, sob ditado, 34 sintagmas nominais, formados por palavras de alta frequência. ResultadoOs três tipos de erros correlacionaram-se segundo padrões diferentes, em cada rede de ensino. Na rede pública, os erros de codificação surda sonora e segmentações indevidas correlacionaram-se positivamente. Características de percepção direcionada ao pé métrico e à sílaba, podem ter influenciado o desempenho dos escolares. Na rede particular, a percepção da palavra fonológica, da frase fonológica e da frase entonacional pode ter influenciado as correlações entre os erros do tipo surdo sonoro e as junturas. ConclusãoOs erros de codificação surdos sonoros, juntura vocabular e separação indevida diferenciaram-se nas redes de ensino, quanto ao desempenho em escrita. Apenas na rede particular os erros de codificação surdos sonoros puderam predizer os de juntura vocabular e segmentação indevida.
Palavra-chave Handwriting
Education
primary and secondary
Speech
language and hearing sciences
Evaluation studies
Language
Psycholinguistics
Escrita manual
Ensino fundamental e médio
Fonoaudiologia
Estudos de avaliação
Linguagem
Psicolinguística
Idioma Português
Data de publicação 2014-09-01
Publicado em Audiology - Communication Research. Academia Brasileira de Audiologia, v. 19, n. 3, p. 264-271, 2014.
ISSN 2317-6431 (Sherpa/Romeo)
Publicador Academia Brasileira de Audiologia
Extensão 264-271
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2317-643120140003000010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2317-64312014000300264 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8547

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Nome: S2317-64312014000300264.pdf
Tamanho: 141.8KB
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