Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola

Na periferia da quadra: educação física, cultura e sociabilidade na escola

Título alternativo At the court's periphery: physical education, culture and sociability in school
Autor Oliveira, Rogério Cruz de Autor UNIFESP Google Scholar
Daolio, Jocimar Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Resumo The aim of this study was to analyze the participation and appropriation of the physical education class for students who are in its margins, at the periphery of the sports' court. The study was carried out in a public school as an ethnography, relying on observations and semi-structured interviews. The results showed that participation and appropriation of the physical education class fell into three categories: (not) practicing, active and floating. The analysis of each category has contributed to elucidate the existence of different stereotypes, prejudice and thus inequality of opportunities in the physical education class. Nevertheless, although there was, on the part of the students, limited acquisition of knowledge on Physical Education, they could develop experiences of sociability with each other free from the formal constraints usually found in classrooms.

O objetivo do estudo é analisar a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos que ali se encontram à margem, na periferia da quadra. O estudo, desenvolvido numa escola pública, deu-se a partir do método etnográfico, tendo como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. A partir dessa imersão, compreendeu-se a participação e a apropriação da aula de Educação Física pelos alunos em três categorias: pedacinho (im)praticante, pedacinho ativo e pedacinho flutuante. Embora diferentes, os três pedacinhos elucidaram a existência de estereótipos, preconceitos e desigualdades de oportunidades. Dessa forma, houve, por parte dos alunos, uma apropriação limitada dos conhecimentos da Educação Física. Entretanto, mesmo inseridos num horizonte limitador de ensino-aprendizagem da Educação Física, os alunos vivenciaram sua sociabilidade na perspectiva de um tempo e um espaço de livre convivência com o outro.
Palavra-chave Physical Education
school
culture
sociability
Educação Física
escola
cultura
sociabilidade
Idioma Português
Data de publicação 2014-08-01
Publicado em Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 25, n. 2, p. 237-254, 2014.
ISSN 0103-7307 (Sherpa/Romeo)
Publicador UNICAMP - Faculdade de Educação
Extensão 237-254
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072014000200013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-73072014000200013 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8524

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-73072014000200013.pdf
Tamanho: 515.0KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta