A presença do Novo Mundo na iconografia da morte e dos sonhos de São Francisco Xavier: a missão jesuítica e as partes e gentes do Império Português

A presença do Novo Mundo na iconografia da morte e dos sonhos de São Francisco Xavier: a missão jesuítica e as partes e gentes do Império Português

Título alternativo The presence of the New World in Saint Francis Xavier's death and dreams iconography: Jesuit mission and the parts and peoples of the Portuguese Empire
Autor Lima, Luis Filipe Silverio Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Bianca Carolina Pereira da Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
Resumo This article analyzes pictorial interpretations of saint Francis Xavier's death and dreams visions, from early seventeenth century until mideighteenth century. If the Jesuit, even before his canonization in 1622, was seen as an Apostle of the East, a change occurred from the second half of the seventeenth century on. To the Asian iconographic indexes were added Africans and Native Americans ones in the depiction of his dreams and death. Through the observation of this imagetic shift the aim is to understand the making of a visual program for Xavier's hagiography, in which a prior and more exclusive relation with the East is surpassed by the efforts of fulfilling a role as the mission ultimate example, also - and specially - for the Americas. It particularly interests how these iconic displacements occurred in the case of the Portuguese Empire and Brazil.

A proposta deste artigo é analisar diferentes leituras pictóricas da morte e dos sonhos de S. Francisco Xavier, desde inícios do século XVII até a parte da pesquisa em relação à morte deriva de monografia defendida em 2010 na UNIFESP. Versões da parte sobre o sonho foram apresentadas em congressos em 2010 e uma prévia bastante resumida foi publicada na Revista de História da Biblioteca Nacional (n. 93, Junho de 2013). Gostaríamos de agradecer às contribuições feitas naquelas ocasiões pela audiência e pela banca, bem como também agradecemos a André Tavares, Evergton Sales Souza, Renato Cymbalista e aos pareceristas. A pesquisa contou com o apoio do CNPq e da Fapesp. meados do século XVIII. Se o jesuíta, mesmo antes de sua canonização em 1622 era entendido como Apóstolo do Oriente, a partir da segunda metade do século XVII, ocorreu uma mudança iconográfica pela qual aos personagens e elementos asiáticos somaram-se africanos e índios americanos na representação da cena de sua morte e de seus sonhos. Pretende-se a partir desse câmbio imagético analisar a construção de um programa visual da hagiografia de Xavier, no qual a vinculação exclusiva com o Oriente é suplantada pelos esforços em caracterizá-lo como exemplo máximo para a Missão, aplicável também - e sobretudo - às Américas. Interessam aqui em particular essas modulações no caso do Brasil e do Império Português.
Palavra-chave iconography
Saint Francis Xavier
Portuguese Empire
iconografia
São Francisco Xavier
Império Português
Idioma Português
Data de publicação 2014-08-01
Publicado em Varia Historia. Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais., v. 30, n. 53, p. 407-441, 2014.
ISSN 0104-8775 (Sherpa/Romeo)
Publicador Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.
Extensão 407-441
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752014000200005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-87752014000200005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8514

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Nome: S0104-87752014000200005.pdf
Tamanho: 1.617MB
Formato: PDF
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