Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem

Show simple item record

dc.contributor.author Naganuma, Masuco [UNIFESP]
dc.contributor.author Chaud, Massae Noda [UNIFESP]
dc.contributor.author Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:24:56Z
dc.date.available 2015-06-14T13:24:56Z
dc.date.issued 1999-10-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010
dc.identifier.citation Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999.
dc.identifier.issn 0104-1169
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840
dc.description.abstract The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular. en
dc.description.abstract El presente estudio fue realizado entre los alumnos egresados de los cursos de enfermería de las Municipalidades de São Paulo y Guarulhos, con el objetivo de evaluar sus conocimientos sobre la enfermería neonatológica y contribuir, si fuera necesario, para la re-formulación del programa. De esta forma, podríamos perfeccionar el conocimiento del enfermero sobre los cuidados del recién nacido dentro del plazo normal de gestación. Para elaborar un cuestionario estructurado, que fue utilizado como instrumento de medición de la variable, fueron seleccionados aspectos de contenido teórico concernientes a los cuidados más comunes en la unidad de neonatología. Se observó que el nivel de conocimiento teórico de los estudiantes sobre este tema era regular. es
dc.description.abstract O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular. pt
dc.format.extent 75-81
dc.language.iso por
dc.publisher Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartof Revista Latino-Americana de Enfermagem
dc.rights Acesso aberto
dc.subject maternal-child nursing en
dc.subject education en
dc.subject enfermagem materno-infantil pt
dc.subject educação pt
dc.title Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem pt
dc.title.alternative Neonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledge en
dc.title.alternative Enfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermería es
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP
dc.identifier.file S0104-11691999000400010.pdf
dc.identifier.scielo S0104-11691999000400010
dc.identifier.doi 10.1590/S0104-11691999000400010
dc.description.source SciELO



File

Name: S0104-11691999000400010.pdf
Size: 150.7Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account