Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem

Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem

Título alternativo Neonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledge
Enfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermería
Autor Naganuma, Masuco Autor UNIFESP Google Scholar
Chaud, Massae Noda Autor UNIFESP Google Scholar
Pinheiro, Eliana Moreira Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular.

El presente estudio fue realizado entre los alumnos egresados de los cursos de enfermería de las Municipalidades de São Paulo y Guarulhos, con el objetivo de evaluar sus conocimientos sobre la enfermería neonatológica y contribuir, si fuera necesario, para la re-formulación del programa. De esta forma, podríamos perfeccionar el conocimiento del enfermero sobre los cuidados del recién nacido dentro del plazo normal de gestación. Para elaborar un cuestionario estructurado, que fue utilizado como instrumento de medición de la variable, fueron seleccionados aspectos de contenido teórico concernientes a los cuidados más comunes en la unidad de neonatología. Se observó que el nivel de conocimiento teórico de los estudiantes sobre este tema era regular.

O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular.
Palavra-chave maternal-child nursing
education
enfermagem materno-infantil
educação
Idioma Português
Data de publicação 1999-10-01
Publicado em Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999.
ISSN 0104-1169 (Sherpa/Romeo)
Publicador Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
Extensão 75-81
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-11691999000400010 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840

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Nome: S0104-11691999000400010.pdf
Tamanho: 150.7KB
Formato: PDF
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