Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa

Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa

Título alternativo Drawing and geometry in elementary school: a long lasting marriage that ends with a contentious divorce
Diseño y la geometría en la escuela primaria: un matrimonio duradero que termine con separación controvertida
Le dessin et la geometrie à l'école primaire au Brésil: un mariage durable qui termine par un divorce turbulente
Autor Leme da Silva, Maria Célia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The article analyzes the history of Drawing and Geometry at the elementary school. As sources of research, we use legislation and pedagogical journals of wide circulation in the period were analyzed. It is concluded that initially there was an important link between the drawing and geometry. At the turn of the nineteenth and twentieth centuries, this will change with the separation between teaching content. Each of them has different goals now.

El artículo analiza la trayectoria de Diseño y Geometría en la escuela primaria. Como fuentes de la investigación, utilizamos la legislación y las revistas pedagógicas de amplia circulación en el período analizado. Se concluye que en un principio no había un vínculo importante entre el diseño y la geometría. A la vuelta de los siglos 19 y 20, esto va a cambiar con la separación entre el contenido de la enseñanza. Cada uno de ellos tiene diferentes metas ahora

L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents.

O artigo analisa a trajetória do Desenho e da Geometria na escola de primeiras letras. Como documentos de pesquisa recorreu-se à legislação e a revistas pedagógicas de grande circulação no período analisado. Conclui-se que, no início, houve uma importante ligação entre o Desenho e a Geometria. Isso mudou, na virada do século 19 para o 20, com a separação entre conteúdo e ensino, quando cada um deles passou a ter objetivos diferentes.
Palavra-chave Drawing
Geometry
elementary education
Desenho
Geometria
grupos escolares
Idioma Português
Data de publicação 2014-04-01
Publicado em História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014.
ISSN 2236-3459 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Extensão 61-73
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2236-34592014000100004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S2236-34592014000100004.pdf
Tamanho: 479.0KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta