Cross mapping of nursing
 diagnoses in infant health using
 the International Classification of Nursing Practice

Cross mapping of nursing
 diagnoses in infant health using
 the International Classification of Nursing Practice

Título alternativo Mapeo cruzado de diagnósticos de enfermería en puericultura utilizando la Clasificación Internacional de las Prácticas de Enfermería
Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem
Autor Luciano, Thaís Savini Google Scholar
Nóbrega, Maria Miriam Lima da Google Scholar
Saparolli, Eliana Campos Leite Autor UNIFESP Google Scholar
Barros, Alba Lucia Bottura Leite de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Hospital São Luiz Morumbi
Universidade Federal da Paraíba Department of Nursing in Public Health and Psychiatry
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This was a descriptive, retrospective study, with a quantitative method, with the aim of analyzing the nursing diagnoses contained in the records of children of 0 to 36 months of age who attended infant health nursing consults. A documentary analysis and the cross-mapping technique were used. One hundred eighty-eight different nursing diagnoses were encountered, of which 33 (58.9%) corresponded to diagnoses contained in the Nomenclature of Nursing Diagnoses and Interventions and 23 (41.1%) were derived from ICNP® Version 1.0. Of the 56 nursing diagnoses, 43 (76.8%) were considered to be deviations from normalcy. It was concluded that the infant health nursing consults enabled the identification of situations of normalcy and abnormality, with an emphasis on the diagnoses of deviations from normalcy. Standardized language favors nursing documentation, contributing to the care of the patient and facilitating communication between nurses and other health professionals.


Estudio descriptivo y retrospectivo de abordaje cuantitativo, cuyo objetivo fue analizar los diagnósticos de enfermería (DE) formulados en los registros de niños de 0 a 36 meses de edad atendidos en la consulta de enfermería en Puericultura. Se utilizó el análisis documental y la técnica de mapeo cruzado, encontrándose 188 diferentes diagnósticos de enfermería, de los cuales 33 (58,6%) correspondían a diagnósticos contenidos en la Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenciones en Enfermería adoptada en la red básica de Curitiba, y 23 (41,1%) eran provenientes de la CIPE® Versión 1.0. De los 56 DE, se encontraron 43 (76,8%) diagnósticos de desviación de la normalidad. Se concluyó que las consultas de enfermería infantil permiten identificar situaciones de normalidad y anormalidad, destacándose los diagnósticos de desviación de la normalidad y que la estandarización del lenguaje de enfermería favorece la documentación de enfermería, contribuyendo con el cuidado del paciente y facilitando la comunicación entre los enfermeros y otros profesionales de la salud.


Estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa, que objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem constantes de prontuários de crianças de 0 a 36 meses de idade atendidas em consulta de enfermagem em puericultura. Utilizou-se a análise documental e a técnica de mapeamento cruzado. Foram encontrados 188 diferentes diagnósticos de enfermagem, dos quais 33 (58,9%) correspondiam a diagnósticos contidos na Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem e 23 (41,1%) eram provenientes da CIPE® Versão 1.0. Dos 56 diagnósticos de enfermagem, 43 (76,8%) foram considerados de desvio de normalidade. Conclui-se que as consultas de enfermagem à criança permitem identificar situações de normalidade e anormalidade, com destaque para os diagnósticos de desvio de normalidade. A padronização da linguagem favorece a documentação de enfermagem, contribuindo para o cuidado ao paciente e facilitando a comunicação entre os enfermeiros e outros profissionais de saúde.

Palavra-chave Nursing diagnosis
Child
Classification
Child health
Primary Health Care
Diagnóstico de enfermagem
Criança
Classificação
Saúde da criança
Atenção Primária à Saúde
Idioma Inglês
Data de publicação 2014-04-01
Publicado em Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 48, n. 2, p. 250-256, 2014.
ISSN 0080-6234 (Sherpa/Romeo)
Publicador Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Extensão 250-256
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000200008
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0080-62342014000200250 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8330

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Nome: S0080-62342014000200250.pdf
Tamanho: 520.3KB
Formato: PDF
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