A educação interprofissional na formação em Psicologia: olhares de estudantes

A educação interprofissional na formação em Psicologia: olhares de estudantes

Título alternativo The interprofessional education in educational Psychology: student's perspectives
La educación interprofesional en la formación en Psicología: visión de los estudiantes
Autor Souto, Thamires da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Regarding the current discussions on the undergraduate curriculum in Psychology and the practical experience developed in the context of SUS (Unique Health System), the interprofessional education (IPE) is a proposal to transform future health professionals´ education and to promote a change in the health care culture. In this sense, the aim of this study is to analyze the interprofessional education proposal of the Pedagogical Political Project at the campus Baixada Santista - UNIFESP as regards the educational psychology. This is a qualitative and quantitative research that used the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) and secondary data analysis. The study of the secondary data when analyzing the results of the questionnaire revealed that students recognized the importance of interprofessional education for the psychologist´s education in the teamwork, this concept built in the field of interprofessional education, and the need to reinforce their professional identity by the proposed interprofessional pedagogical teaching. The relevance of interprofessional education in the undergraduation course of Psychology for health care was acknowledged considering that it improves the competencies related to collaborative practices, interprofessional communication and care to the individual in the integrative perspective.

En medio a un escenario de discusión entre los actuales currículos de graduación de Psicología y las experiencias prácticas desarrolladas en el contexto del SUS (Sistema Único de Salud), se entiende la educación interprofesional como una propuesta de transformar la educación de futuros profesionales de salud así como de promover un cambio en la cultura de los cuidados en salud. En ese sentido, el objetivo del artículo es investigar la propuesta de educación interprofesional del Proyecto Político Pedagógico del campus Baixada Santista de la UNIFESP en lo que respecta a la formación en Psicología. La investigación fue realizada con un abordaje cuali-cuantitativo, utilizándose un cuestionario RIPLS y análisis de datos secundarios. Esta última, en diálogo con los resultados del cuestionario, revela que los estudiantes reconocen la importancia de la educación interprofesional en la graduación del psicólogo para el trabajo en equipo, concepción construida de forma articulada y multirreferenciada a la concepción de educación interprofesional (EIP) que presentan así como al reconocimiento del refuerzo de la identidad profesional por la propuesta de EIP. Se aprehendió la relevancia de la educación interprofesional en la graduación en Psicología en la preparación del psicólogo para el cuidado en la salud, ya que potencia el desarrollo de capacidades referentes a prácticas colaborativas, a la comunicación interprofesional y al cuidado con el sujeto en la perspectiva de la integralidad

Em meio a um cenário de discussão entre os atuais currículos de graduação de Psicologia e as experiências práticas desenvolvidas no contexto do SUS, entende-se a educação interprofissional como uma proposta de transformar a educação de futuros profissionais de saúde bem como de promover uma mudança na cultura dos cuidados em saúde. Nesse sentido, o objetivo do artigo é investigar a proposta de educação interprofissional do Projeto Político Pedagógico do campus Baixada Santista da UNIFESP no tocante à formação em Psicologia. A pesquisa foi realizada com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se questionário RIPLS e análise de dados secundários. Esta última, em diálogo com os resultados do questionário, revela que os estudantes reconhecem a importância da educação interprofissional na graduação do psicólogo para o trabalho em equipe, concepção construída de forma articulada e multirreferenciada à concepção de educação interprofissional (EIP) que apresentam bem como ao reconhecimento do reforço da identidade profissional pela proposta de EIP. Apreendeu-se a relevância da educação interprofissional na graduação em Psicologia no preparo do psicólogo para o cuidado em saúde, uma vez que potencializa o desenvolvimento de competências referentes a práticas colaborativas, à comunicação interprofissional e ao cuidado com o sujeito na perspectiva da integralidade.
Palavra-chave Educational psychology
Higher education
Health professionals
College students
Formação do psicólogo
Educação superior
Profissionais da saúde
Estudantes universitários
Idioma Português
Data de publicação 2014-03-01
Publicado em Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 34, n. 1, p. 32-45, 2014.
ISSN 1414-9893 (Sherpa/Romeo)
Publicador Conselho Federal de Psicologia
Extensão 32-45
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932014000100004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-98932014000100004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8294

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Nome: S1414-98932014000100004.pdf
Tamanho: 150.9KB
Formato: PDF
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