Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação

Reflexão discente sobre a futura prática médica através da integração com a equipe de saúde da família na graduação

Título alternativo Students' views on future medical practice by means of undergraduate integration in a family healthcare team
Autor Makabe, Maria Luisa Faria Google Scholar
Maia, José Antonio Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Active methodology in medical education points to the necessity of placing medical students in touch with patients and their needs right from the beginning of their course. Reflecting on reality through problematization and a humanistic view of the patient play an important role in understanding and respecting patients in their complexity. This study's main objective was to investigate how the longitudinal insertion of medical students into the reality of community primary healthcare may influence their humanistic views of their patients. By analyzing answers given in interviews, we were able to observe that contact with the community - particularly via home visits with Community Health Agents - has led to the development of profound reflection on the social insertion of students and future doctors.

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem apontam a necessidade de colocar o aluno em contato com o paciente e suas necessidades desde o início do curso médico. A reflexão sobre a realidade por meio da problematização assume papel fundamental, juntamente com uma visão humanística do paciente, conhecendo, entendendo e respeitando a complexidade deste. Assim, este trabalho teve por objetivo investigar como a inserção longitudinal de estudantes de Medicina em cenários comunitários de Atenção Básica à saúde poderia influenciar sua formação. Mediante entrevistas, observou-se que o contato com a comunidade - particularmente em visitas domiciliárias, acompanhando agentes comunitários de saúde - resultou em profundas reflexões sobre a inserção social dos sujeitos como alunos e futuros profissionais.
Assunto Primary Health Care
Curriculum
Humanization of Assistance
Learning
Atenção Básica
Currículo
Humanização da Assistência
Aprendizagem
Idioma Português
Data 2014-03-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 1, p. 127-132, 2014.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 127-132
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000100017
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022014000100017 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8275

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0100-55022014000100017.pdf
Tamanho: 433.5Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)