Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental

Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental

Título alternativo Comic books as a teaching resource for teaching the human body in initial years of Elementary School
Autor Mári-Kawamoto, Elisa Autor UNIFESP Google Scholar
Campos, Luciana Maria Lunardi Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled Human Body, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.

Os recursos didáticos envolvem diversos elementos utilizados como suporte na organização do processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles, estão as histórias em quadrinhos, envolvendo aspectos visuais, cognitivos e criativos, que fornecem uma forma alternativa de complementar as aulas teóricas. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar uma história em quadrinhos intitulada Corpo humano, com enfoque nos sistemas circulatório, digestório, nervoso e respiratório, de modo a fornecer uma alternativa de recurso didático para o ensino do conteúdo em anos iniciais. O material foi avaliado junto a estudantes de um 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, por meio de utilização de questionários. O gibi se mostrou válido como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização das histórias em quadrinhos para o ensino de ciências nas séries iniciais.
Palavra-chave Elementary school
Health
Teaching resource
Science teaching
Comic book
Ensino Fundamental
Saúde
Recurso didático
Ensino de ciências
História em quadrinhos
Idioma Português
Data de publicação 2014-03-01
Publicado em Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.
ISSN 1516-7313 (Sherpa/Romeo)
Publicador Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Extensão 147-158
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-73132014000100009 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8267

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1516-73132014000100009.pdf
Tamanho: 141.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta