Avaliação das competências dos professores de enfermagem para administrar programas educativos para adultos

Avaliação das competências dos professores de enfermagem para administrar programas educativos para adultos

Título alternativo Evaluation of teacher competencies of nursing to managing educational programs for adults
Evaluación de las competencias de los profesores de enfermería para la gestión de programas educativos para adultos
Autor Draganov, Patricia Bover Google Scholar
Sanna, Maria Cristina Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objective:To evaluate the performance that nurses, nursing teachers, assigns itself the competencies to administer educational programs for adults.Methods:Descriptive study, comparative, transversal and quantitative, developed with 226 nurses teachers of undergraduate courses in nursing relating to the state of São Paulo. Data were collected with Likert scale, launched in Excel® spreadsheet and analyzed by descriptive statistics and nonparametric tests of Wilcoxon and Friedman.Results:The population was predominantly between 46-55 years (87/38,49%) were women (198/87, 61) and masters (180/79, 65%). Teachers considered themselves distant from competencies which hoped to achieve, how to manage programs, what requires domain policies, budgets and marketing was the list of lower performance compared to others. Conclusion: Administer educational programs for adults is still something unexplored and little experienced by these teachers.

Objetivo:Evaluar el desempeño que el enfermero docente atribuye a si en las competencias para administrar los programas de educación para adultos.Métodos:Estudio descriptivo, comparativo, transversal ycuantitativo, llevado a cabo con 226 profesores enfermeros de cursos de graduación en enfermería de São Paulo. Los datos fueron recogidos mediante una escala tipo Likert, introducido en la hoja de cálculo Excel® y analizados mediante estadística descriptiva y pruebas no paramétricas de Wilcoxon y Friedman.Resultados:La población tenía predominantemente entre 46-55 años (87/38, el 49%) eran mujeres (198/87, 61) y maestros (180/79, el 65%). Los profesores se consideraron lejos de las competencias que pretendían lograr, como gestionar los programas, lo que requiere el dominio de las políticas, presupuestos y marketing, que fue la lista de menor rendimiento en comparación a los demás.Conclusión:Administrar programas educativos para los adultos es todavía algo poco inexplorado por estos maestros.

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho que o enfermeiro docentede enfermagem atribui a si nas competências para administrar programas educativos para adultos.Métodos:Estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 226 docentes enfermeiros de cursos de graduação em enfermagem paulistanos. Os dados foram colhidos com escala de Likert, lançados em planilha Excel® e analisados por estatística descritiva e testes não paramétricos de Wilcoxon e Friedman.Resultados:A população tinha predominantemente entre 46 e 55 anos (87/38,49%), eram mulheres (198/87,61) e mestres (180/79,65%). Os professores consideraram-se distantes das competências que almejavam alcançar, como administrar programas, o que requer domínio de políticas, orçamentos e marketing, o rol de mais baixo desempenho em comparação aos demais.Conclusão:Administrar programas educativos para adultos ainda é algo pouco explorado e pouco experenciado por esses docentes.
Palavra-chave Nursing
Education, Higher
Faculty, Nursing
Models, Educational
Professional Competence
Enfermagem
Educação superior
Docentes de Enfermagem
Modelos educacionais
Competência profissional
Idioma Português
Data de publicação 2014-03-01
Publicado em Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 167-174, 2014.
ISSN 1414-8145 (Sherpa/Romeo)
Publicador Universidade Federal do Rio de Janeiro
Extensão 167-174
Fonte http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140025
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-81452014000100167 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8255

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Nome: S1414-81452014000100167.pdf
Tamanho: 526.0KB
Formato: PDF
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