Coaching leadership: leaders' and followers' perception assessment questionnaires in nursing

Coaching leadership: leaders' and followers' perception assessment questionnaires in nursing

Título alternativo Liderança coaching : questionários de avaliação de percepções de líderes e liderados na enfermagem
Autor Cardoso, Maria Lúcia Alves Pereira Google Scholar
Ramos, Laís Helena Google Scholar
D'Innocenzo, Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objective : To describe the development, content analysis, and reliability of two questionnaires to assess the perception of nurse leaders, nurse technicians, and licensed practical nurses − coached in the practice of leadership and the relation with the dimensions of the coaching process. Methods : This was a methodological study with a quantitative and qualitative approach, which had the goal of instrumentation in reference to the construction and validation of measuring instruments. The instrument proposition design was based on the literature on leadership, coaching, and assessment of psychometric properties, subjected to content validation as to clarity, relevance, and applicability in order to validate the propositions through the consensus of judges, using the Delphi technique, in 2010. The final version of the questionnaires was administered to 279 nurses and 608 nurse technicians and licensed practical nurses, at two university hospitals and two private hospitals. Results : The Cronbach’s alpha value with all items of the self-perception instrument was very high (0.911). The team members’ instrument of perception showed that for all determinants and for each dimension of the coaching process, Cronbach’s overall alpha value (0.952) was considered quite high, pointing to a very strong consistency of the scale. Confirmatory analysis showed that the models were well adjusted. Conclusion : From the statistical validation we compared the possibility of reusing the questionnaires for other study samples, because there was evidence of reliability and applicability.

Objetivo : Apresentar o desenvolvimento, a análise de conteúdo e a confiabilidade de dois questionários para avaliar a percepção de enfermeiros-líderes, técnicos e auxiliares de enfermagem – liderados sobre a prática da liderança e a relação com as dimensões do processo coaching . Métodos : trata-se de um estudo metodológico, de abordagem quanti-qualitativa, que teve como meta a instrumentação que se refere à construção e à validação de instrumentos de medida. A concepção das proposições dos instrumentos foi fundamentada na literatura sobre liderança, coaching e aferição das propriedades psicométricas, submetida à validação de conteúdo quanto a clareza, relevância e aplicabilidade, com o objetivo de validar as proposições por meio do consenso de juízes, utilizando a técnica Delphi, em 2010. A versão final dos questionários foi aplicada a 279 enfermeiros e 608 técnicos e auxiliares de enfermagem em dois hospitais universitários e dois hospitais privados. Resultados : O valor do alfa de Cronbach com todos os itens do instrumento de autopercepção foi muito alto (0,911). O instrumento de percepção dos liderados demonstrou que, tanto para todos os determinantes como para cada dimensão do processo coaching , o valor de alfa de Cronbach total (0,952) foi considerado bastante alto, apontando fortíssima consistência da escala. A análise confirmatória demonstrou que os modelos estavam bem ajustados. Conclusão : Pela validação estatística, comparou-se a possibilidade de reutilização dos questionários para outras amostras de estudo, pois houve evidências de confiabilidade e aplicabilidade.
Palavra-chave Leadership
Nurse?s role
Professional practice management
Personnel administration, hospital
Liderança
Papel do profissional de enfermagem
Gerenciamento da prática profissional
Administração de recursos humanos em hospitais
Idioma Inglês
Data de publicação 2014-03-01
Publicado em Einstein (São Paulo). Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, v. 12, n. 1, p. 66-74, 2014.
ISSN 1679-4508 (Sherpa/Romeo)
Publicador Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Extensão 66-74
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082014AO2888
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1679-45082014000100014 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8250

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1679-45082014000100014.pdf
Tamanho: 343.1KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta