Neuropsychological characteristics of dyslexic children

Neuropsychological characteristics of dyslexic children

Título alternativo Características neuropsicológicas de crianças com dislexia
Autor Cruz-Rodrigues, Camila Google Scholar
Barbosa, Thaís Google Scholar
Piza, Carolina Mattar Julien de Toledo Autor UNIFESP Google Scholar
Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The aim of this study was to identify the neuropsychological characteristics of dyslexic children. Seventy-three children underwent neuropsychological assessment and were divided into two groups: a group with dyslexia (DG; n=39) and a control group (CG; n= 34). A general linear model showed a significant difference between the groups regarding the following abilities: reading, writing and mathematics; forward and backward digit span tasks; semantic and phonological fluency; number of completed categories and total number of cards in the Wisconsin Cards Sorting Test; as well as right and left discrimination on self and on other. These results suggest impairment in executive functions, phonological working memory and semantic memory among dyslexic children, rather than impairment of just phonological abilities, as suggested in previous studies.

O objetivo deste trabalho foi identificar as características neuropsicológicas de crianças com dislexia. Foram incluídas 73 crianças divididas em dois grupos: um grupo composto por crianças disléxicas (GD; n=39), e um grupo controle (GC; n= 34). A análise de modelo linear geral mostrou diferença significativa entre os grupos nas habilidades de leitura, escrita, matemática, dígitos ordem direta, dígitos ordem inversa, fluência semântica e fonológica, número de categorias e total de cartas do Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin, discriminação direita e esquerda em si e no outro. Esses resultados demonstram que podem existir déficits nas funções executivas, memória operacional fonológica e memória semântica e não apenas nas habilidades fonológicas.
Palavra-chave Dyslexia
Wisconsin test
neuropsychological characteristics.
Dislexia
Wisconsin Teste
características neuropsicológicas
Idioma Inglês
Data de publicação 2014-01-01
Publicado em Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 3, p. 539-546, 2014.
ISSN 0102-7972 (Sherpa/Romeo)
Publicador Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Extensão 539-546
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427315
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-79722014000300539 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8138

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0102-79722014000300539.pdf
Tamanho: 439.5KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta