Impact of an educational program on the feeding of neurologically impaired children

Impact of an educational program on the feeding of neurologically impaired children

Título alternativo Impacto de uma acao educativa na alimentacao de criancas neuropatas
Autor Carvalho, Ana Paula Cajaseiras de Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Gonçalves, Maria Inês Rebelo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE:To verify the impact of an educative program focused on aspects related to feeding developed with a group of caregivers of children with chronic non-progressive encephalopathy.METHODS:Cross-sectional comparative study conducted with 30 children diagnosed with chronic non-progressive encephalopathy and their caregivers with the use of a questionnaire and video recordings of a meal conducted by the main caregiver. In order to verify the impact of an educational program in the knowledge and conduct of caregivers, patients were divided into two groups: study - consisting of caregivers submitted to a questionnaire and a video recording before and after the educational program; control - group in which caregivers underwent the procedures in two occasions, but without access to the educational program.RESULTS:Around 93.33% of caregivers were females, most had low educational level, and only 10% had a professional activity. Previous knowledge of caregivers concerning feeding was restricted, with 66% of caregivers not knowing what aspiration was, 60% being unfamiliar with the complications associated with such occurrence, and 86.66% stating that there is no relation between voice and swallowing. During feeding, only 26.66% of the caregivers used verbal commands related to feeding, and 50% did not realize the difficulties presented by their children. We observed a difference with regard to knowledge and conduct in the study group only.CONCLUSION:The educational program had a positive impact on the knowledge and conduct of caregivers concerning the feeding of their children with chronic non-progressive encephalopathy.

OBJETIVO:Verificar o impacto de uma ação educativa voltada aos cuidados com a alimentação desenvolvida com um grupo de cuidadores de crianças com encefalopatia crônica não progressiva (ECNP).MÉTODOS:Estudo comparativo transversal realizado com 30 crianças com ECNP e seus cuidadores, tendo-se realizado aplicação de questionário e registro de uma refeição conduzida pelo cuidador principal. A fim de se verificar o impacto da ação educativa no conhecimento e conduta dos cuidadores, estes foram divididos em dois grupos: estudo, composto por cuidadores submetidos à aplicação de questionário e registro em vídeo antes e após realização da ação educativa; e controle, grupo submetido aos procedimentos em dois momentos, porém sem acesso à ação educativa.RESULTADOS:93,33% dos cuidadores eram do sexo feminino, a maioria apresentou baixo nível de escolaridade e apenas 10% desenvolviam alguma atividade profissional. O conhecimento prévio dos cuidadores quanto aos aspectos relacionados à alimentação foi restrito, tendo 66% destes referido não saber o que era aspiração, 60% afirmado não saber as complicações associadas a esta e 86,66% terem negado existir relação entre voz e deglutição. Durante a alimentação, apenas 26,66% dos pais fizeram uso de comandos verbais relacionados à alimentação e 50% não perceberam as dificuldades apresentadas pelo seu filho. Observou-se diferença quanto ao conhecimento e conduta de cuidadores apenas no grupo estudo.CONCLUSÃO:A ação educativa realizada apresentou impacto no conhecimento e conduta dos cuidadores quanto à alimentação de seus filhos com ECNP.
Palavra-chave Cerebral palsy
Feeding
Caregivers
Knowledge
Training
Paralisia cerebral
Alimentacao
Cuidadores
Conhecimento
Capacitacao
Idioma Inglês
Data de publicação 2013-12-06
Publicado em CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 25, n. 5, p. 413-421, 2013.
ISSN 2317-1782 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extensão 413-421
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013005000004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2317-17822013000500413 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8121

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Nome: S2317-17822013000500413.pdf
Tamanho: 250.5KB
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