O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática

O lugar da matemática escolar na Licenciatura em Matemática

Título alternativo School mathematics in Mathematics Teacher education programs
Autor Valente, Wagner Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper analyzes the importance of considering the elementary mathematics contents in Mathematics Teacher Degree programs, given the subject of mathematical training of future teachers. Two aspects of elementary mathematics are addressed: historical and epistemological. The study considers theoretical contributions of historians like Andrew Chervel, Dominique Julia and Roger Chartier. Sources for analysis in the research included recent studies on the role of the history of mathematics and the potential of history of mathematics education. Finally, the paper advocates the inclusion of the history of mathematics education as a methodology for mathematics teacher education.

Considerando o tema da formação matemática do futuro professor, este texto analisa a importância em se considerar os conteúdos elementares matemáticos no curso de licenciatura. Para isso, aborda a matemática escolar sob dois aspectos: epistemológico e histórico. Na abordagem, o estudo considera como aportes teóricos os textos de historiadores como André Chervel, Dominique Julia e Roger Chartier. Constituem fontes de pesquisa para a discussão estudos e investigações recentes sobre o papel da História da Matemática na formação de educadores e as potencialidades da História da educação matemática. Por fim, defende-se a inclusão da História da educação matemática como uma metodologia para a formação de professores de matemática.
Palavra-chave Teacher's Education of Mathematics
Mathematics Education
History of Mathematics
Problem Solving
Formação de Professores de Matemática
Matemática Escolar
História da Matemática
Resolução de Problemas
Idioma Português
Data de publicação 2013-12-01
Publicado em Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 47, p. 939-953, 2013.
ISSN 0103-636X (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
Extensão 939-953
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000400012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-636X2013000400012 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8113

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-636X2013000400012.pdf
Tamanho: 411.1KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta