Metodologias participativas no ensino da administração em Enfermagem

Metodologias participativas no ensino da administração em Enfermagem

Título alternativo Participative methods in teaching administration within nursing
Metodologías participativas en la enseñanza de la administración en enfermería
Autor Kalinowski, Carmen Elizabeth Google Scholar
Massoquetti, Reinaldo Miguel Dolny Google Scholar
Peres, Aida Maris Google Scholar
Larocca, Liliana Müller Google Scholar
Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm Autor UNIFESP Google Scholar
Gonçalves, Luciana Schleder Google Scholar
Calixto, Riciana Do Carmo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal do Paraná Departamento de Enfermagem Setor de Ciências da Saúde
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Paraná Departamento de Enfermagem
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper reports the experience of teachers within the field of healthcare administration and management in the process of building and developing practices of participative and meaningful learning, which took place in the second semester of 2010, with 23 students in an undergraduate nursing program in the city of Curitiba, Paraná. Strategies for group work and dramatization through role playing were chosen, since these facilitate participation and motivation for learning. The healthcare system, healthcare planning and managerial functions were the themes defined for constituting the practice. The learning experience allowed managerial functions to be performed in a real and concrete situation, with meaning for all participants. The teachers' role in constructing learning practices was highlighted, with participative methods that required time, motivation, dedication, communication and, especially, changes to their work processes.

El trabajo relata la experiencia de docentes del área de administración y gestión en salud en el proceso de construcción y desarrollo de una práctica de aprendizaje significativa y participativa, desarrollada en el segundo semestre de 2010, con 23 alumnos de un curso de graduación en Enfermería, en la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná. Se eligieron las estrategias de trabajo en grupo y la dramatización en la modalidad de role playing porque facilitaban la participación y la motivación para el aprendizaje. El sistema de salud, planificación en salud y funciones de gestión en una situación real, concreta y con significados para todos, y también el destaque de las docentes sobre la construcción de prácticas de aprendizaje con metodologías participativas que requieren tiempo, motivación, dedicación y comunicación pero, sobre todo, el cambio del proceso de trabajo.

O trabalho relata a experiência de docentes da área de administração e gerência em saúde no processo de construção e desenvolvimento de uma prática de aprendizagem significativa e participativa, desenvolvida no segundo semestre de 2010, com 23 estudantes de um curso de graduação em Enfermagem, na cidade de Curitiba-PR. As estratégias de trabalho em grupo e a dramatização na modalidade do role playing foram escolhidas por facilitarem a participação e a motivação para a aprendizagem. O sistema de saúde, planejamento em saúde e funções gerenciais foram temáticas definidas para compor a prática. O aprendizado permitiu o exercício das funções gerenciais em uma situação real, concreta e com significados a todos, e, ainda, o destaque das docentes sobre a construção de práticas de aprendizagem com metodologias participativas, que requerem tempo, motivação, dedicação e comunicação, mas, sobretudo, a mudança do processo de trabalho.
Palavra-chave Nursing education
Participative methods
Administration and management in nursing
Educação em enfermagem
Metodologia participativa
Administração e gerenciamento em enfermagem
Idioma Português
Data de publicação 2013-12-01
Publicado em Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 17, n. 47, p. 959-967, 2013.
ISSN 1414-3283 (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP
Extensão 959-967
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000029
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-32832013000400019 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8055

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1414-32832013000400019.pdf
Tamanho: 67.74KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta