Factors associated with voice disorders among teachers: a case-control study

Factors associated with voice disorders among teachers: a case-control study

Título alternativo Distúrbio de voz relacionado ao trabalho docente: um estudo caso-controle
Autor Giannini, Susana Pimentel Pinto Google Scholar
Latorre, Maria Do Rosário Dias De Oliveira Google Scholar
Ferreira, Léslie Piccolotto Google Scholar
Instituição Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Purpose: We aimed at verifying an association between voice disorders/stress and loss of work ability among female teachers who work in São Paulo's public school system. Methods: This is a paired case– control study. The case group was composed offiteachers with alterations in speech and larynges assessments, and the control group was formed by teachers without alterations in these evaluations who work in the same schools. Both groups answered the following questionnaires: Conditions of Vocal Production—Teachers, Job Stress Scale, and Work Ability Index. The analysis was performed using the chi-square association test and logistic regression models with the purpose of estimating the association between independent variables and voice disorders. Results: We found differences between the groups in relation to stress in the workplace under high demand, a situation that poses greater risks of adverse reactions to the workers' physical and mental health. Regarding the ability to work, the categories poor and moderate ability for work are associated with voice disorders, regardless of job stress factors, age, and the unsatisfactory acoustic properties of the classrooms. Conclusion: This study confirmed the association between voice disorders and job stress, as well as between voice disorders and loss of work ability.

OBJETIVO:Determinar a associação entre distúrbio de voz e estresse no trabalho e perda da capacidade de trabalho entre professoras da rede municipal de São Paulo.MÉTODOS:Estudo caso-controle pareado por escola em que o grupo caso foi formado por professores com alteração nas avaliações de voz e laringe e o grupo controle, por professores das mesmas escolas sem alteração nas avaliações. Todos responderam os questionários Condição de Produção Vocal-Professor (CPV-P), Job Stress Scale (JSS) e Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Foram utilizados teste do qui-quadrado e modelos de regressão logística para estimar associação entre variáveis independentes e o distúrbio de voz.RESULTADOS:Foi encontrada diferença entre o grupo de casos e de controles em relação ao estresse no trabalho na condição de alta exigência, que representa alta demanda associada a baixo controle do trabalho, situação com maior risco de presença de reações adversas à saúde física e mental dos trabalhadores. Em relação à capacidade de trabalho, as categorias baixa e moderada capacidade para o trabalho estão associadas à presença de distúrbio de voz, independentemente dos fatores estresse no trabalho, idade e acústica insatisfatória.CONCLUSÃO:O estudo confirmou a associação entre distúrbio de voz e estresse no trabalho, bem como entre distúrbio de voz e perda de capacidade para o trabalho.
Palavra-chave Voice disorders
Occupational health
Work conditions
Teachers
Epidemiology
Distúrbios da voz
Saúde do trabalhador
Condições de trabalho
Docentes
Epidemiologia
Idioma Inglês
Data de publicação 2013-12-01
Publicado em CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 25, n. 6, p. 566-576, 2013.
ISSN 2317-1782 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extensão 566-576
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822014000100009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2317-17822013000600566 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8049

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Nome: S2317-17822013000600566.pdf
Tamanho: 503.8KB
Formato: PDF
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