Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Título alternativo assessment of empathy in medical residents of clinic and surgical specialties at the Federal University of São Paulo
Autor Suartz, Caio Vinícius Autor UNIFESP Google Scholar
Quintana, Maria Inês Autor UNIFESP Google Scholar
Lucchese, Ana Cecília Autor UNIFESP Google Scholar
De Marco, Mario Alfredo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo In the field of health, empathy is defined as an attribute with cognitive and emotional dimensions that enables an understanding of inner experience and a perspective of the patient as a unique individual, plus the ability to communicate this understanding to the patient. The role of empathy is to identify and understand the patient's feelings, thus promoting an increase in trust, loyalty and respect between doctor and patient. Therefore, the following study was aimed at evaluating the empathy 3rd to 5th year medical residents from the Federal University of São Paulo to verify any possible differences between the empathy of physicians and surgeons and their relationship with the professional profile.

No campo da saúde, a empatia é definida como um atributo com dimensões emocionais e cognitivas que possibilita uma compreensão das experiências interiores e da perspectiva do paciente como um indivíduo singular, somada à capacidade de comunicar esse entendimento ao paciente. A função da empatia médica seria identificar e compreender os sentimentos do doente, promovendo aumento na confiança, na lealdade e no respeito entre médico e paciente. Este estudo teve como meta avaliar a empatia de residentes entre o terceiro e o quinto ano da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), buscando verificar as possíveis diferenças entre a empatia dos clínicos e cirurgiões e sua relação com o perfil profissional.
Palavra-chave Empathy
Residence
Specialties
Psychology
Doctor Patient Relationship
Medical Education
Empatia
Residência
Especialidades
Psicologia
Relação Médico-Paciente
Educação Médica
Idioma Português
Data de publicação 2013-09-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 3, p. 320-325, 2013.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 320-325
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000300003
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022013000300003 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7968

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022013000300003.pdf
Tamanho: 2.873MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta