Avaliação das competências de professores de enfermagem para desenvolver programas educativos para adultos

Avaliação das competências de professores de enfermagem para desenvolver programas educativos para adultos

Título alternativo Evaluation of nursing teachers' competencies to develop educational programs for adults
Evaluación de las competencias de profesores de enfermería para desarrollar programas educativos para adultos
Autor Draganov, Patricia Bover Autor UNIFESP Google Scholar
Sanna, Maria Cristina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo To evaluate the performance that nursing teachers assigned to themselves in the skills to develop educational programs for adults, was the aim of this descriptive, comparative, cross-sectional study, performed with 226 teachers of undergraduate nursing courses from São Paulo. Data were collected by Likert scale, introduced in Excel® spreadsheet and analyzed using descriptive statistics and nonparametric tests of Wilcoxon and Friedman. The population was predominantly between 46-55 years (87/38, 49%) were women (198/87, 61%) and have a master degree (180/79, 65%). The teachers were far from reaching the competences which they sought. The lower skill was in building the design of programs to meet the learning situations and, the bigger, in evaluating educational programs. The greatest desire was to design programs with creative formats, and the smaller, was to use councils, committees and task force. It was concluded that designing educational programs for adults is still something unexplored and little experienced by these teachers.

Estudio descriptivo, comparativo, transversal, envolviendo 226 docentes de cursos de graduación en enfermería, en São Paulo-SP, Brasil. Objetivó-se evaluar el desempeño que estos docentes atribuyen a sí mismos, respecto a habilidades para desarrollar programas educativos para adultos. Los datos fueron recogidos mediante una escala tipo Likert, e introducidos en una hoja Excel®; se analizaron mediante estadística descriptiva y pruebas no paramétricas de Wilcoxon y Friedman. La población tenía predominantemente entre 46-55 años (87/38, el 49%), eran mujeres (198/87, 61), con grado de maestría (180/79, el 65%). Los profesores consideraron que sus habilidades están lejanas al que buscaban alcanzar. La habilidad considerada más baja fue la construcción de diseños de programas para satisfacer situaciones de aprendizaje, y la más grande fue la capacidad para evaluar programas de enseñanza. El mayor deseo era relacionado al diseño de programas con formatos creativos, y el menor fue para usar consejos, comités y grupo de trabajo. Se concluyó que el diseño de programas educativos para los adultos es todavía algo inexplorado y experenciado poco a estos maestros.

Avaliar o desempenho que o enfermeiro docente de enfermagem atribui a si, nas competências para desenvolver programas educativos para adultos, foi objetivo desse estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 226 docentes enfermeiros de cursos de graduação em enfermagem paulistanos. Os dados foram colhidos por escala de Likert, lançados em planilha Excel® e analisados por estatística descritiva e testes não paramétricos de Wilcoxon e Friedman. A população tinha predominantemente entre 46-55 anos (87/38,49%), eram mulheres (198/87, 61%) e mestres (180/79, 65%). Os professores consideraram-se distantes das competências que almejavam alcançar. A menor habilidade esteve em construir desenhos de programas para atender às situações de aprendizagem e a maior, em avaliar programas de ensino. O maior desejo esteve em desenhar programas com formatos criativos e o menor desejo para usar conselhos, comitês e força-tarefa. Concluiuse que desenhar programas educativos para adultos ainda é algo pouco explorado e pouco experenciado por esses docentes.
Palavra-chave Nursing
Higher Education
Faculty of Nursing
Educational Models
Professional Competence
Enfermagem
Educação Superior
Docentes de Enfermagem
Modelos Educacionais
Competência Profissional
Idioma Português
Data de publicação 2013-08-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 4, p. 543-549, 2013.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 543-549
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000400012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672013000400012 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7877

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Nome: S0034-71672013000400012.pdf
Tamanho: 513.3KB
Formato: PDF
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