Era uma vez...um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional

Era uma vez...um olhar sobre o uso dos contos de fada como ferramenta de educação alimentar e nutricional

Título alternativo Once upon a time...an insight on the use of fairy tales as a tool for food and nutrition education
Érase una vez...una mirada sobre el uso de los contos de hada como herramienta para la educación alimentaria y nutricional
Autor Juzwiak, Claudia Ridel Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The text presents a reflection on the importance of incorporating food and nutrition themes transversally in the school curricula, related to the child´s quotidian and guaranteeing the school-family integration. The importance of selecting age-appropriate strategies is emphasized and traditional fairy tales are suggested as a tool for the development of contents and activities that go beyond nutritional issues and include cultural, environmental and sensorial aspects as well.

El texto presenta una reflexión sobre la importancia de la incorporación de los temas de alimentación y nutrición transversalmente en el currículo escolar, relacionados al cotidiano del niño y garantizando la integración escuela-familia. Enfatizase la importancia de seleccionar estrategias adecuadas a la edad de los niños y los contos tradicionales de hadas son sugeridos como herramienta para el desarrollo de contenidos y actividades que ultrapasen las cuestiones biológicas y nutricionales y incluyan además, cuestiones culturales, sociales, ambientales y sensoriales.

O texto apresenta uma reflexão sobre a importância da incorporação de temas de alimentação e nutrição de forma transversal no currículo escolar, relacionados ao cotidiano da criança e garantindo a integração escola-família. Enfatiza-se a importância da adoção de estratégias adequadas à faixa etária e sugere-se que os contos de fada tradicionais sejam usados como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos e atividades que vão além das questões nutricionais e incluam, também, questões culturais, sociais, ambientais e sensoriais.
Palavra-chave Food and nutrition education
Nutrition
Juvenile literature
Reading
Educação alimentar e nutricional
Nutrição
Literatura infantil
Leitura
Idioma Português
Data de publicação 2013-06-01
Publicado em Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 17, n. 45, p. 473-484, 2013.
ISSN 1414-3283 (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP
Extensão 473-484
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013000200019
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1414-32832013000200019 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7788

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1414-32832013000200019.pdf
Tamanho: 90.74KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta