Cinefilia, cult movies e o filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino

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dc.contributor.author Jorge, Marina Soler [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:45:27Z
dc.date.available 2015-06-14T13:45:27Z
dc.date.issued 2013-06-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1982-25532013000200009
dc.identifier.citation Galáxia (São Paulo). Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP, v. 13, n. 25, p. 99-100, 2013.
dc.identifier.issn 1982-2553
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7786
dc.description.abstract This paper discusses the similarities between cinephilia and cult films based on an analysis of Tarantino's 2009 movie Inglourious Basterds. Cinephilia, whichemerged in the 1950s from the critique of the Frenchfilm magazine Cahiers du Cinéma [Notebooks on Cinema], legitimizes films outside the scope of Frenchhighbrow taste, and encompasses artworks theretofore considered of lesser importance. In this process, cinephilia creates a theory and a policy that place B grade movies on the list of highly artistic manifestations. In its own way, the cult film phenomenon also seeks to legitimize poor taste through social practices that prefer to cultivate trash rather than include it on the list of highbrow cultural goods. Tarantino provides a combination of the two forms of love of cinema, embracing at the same time that which is marginal and that which is high culture, in a postmodern shift of cultural boundaries. en
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo discutir as aproximações entre a cinefilia e os cult movies com base na análise do filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino (2009). O amor cinéfilo, conforme surge nos anos 1950 a partir da crítica dos Cahiers du Cinéma, legitima filmes que correm à margem do gosto elevado francês e abraça obras até então consideradas menores. Nesse processo, cria uma teoria e uma política que colocam um cinema B no rol das manifestações elevadas. O fenômeno dos cult movies também tenta a seu modo legitimar o mau gosto, dessa vez por meio de práticas sociais que preferem antes cultuar o maldito a inseri-lo entre os bens culturais elevados. Tarantino opera uma junção das duas formas de amor ao cinema, abraçando ao mesmo tempo a citação àquilo que é marginal e àquilo que é elevado, numa esvaziamento pós-moderno das fronteiras culturais. pt
dc.format.extent 99-100
dc.language.iso por
dc.publisher Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
dc.relation.ispartof Galáxia (São Paulo)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject cinephilia en
dc.subject cult movies en
dc.subject Quentin Tarantino en
dc.subject cinefilia pt
dc.subject cult movies pt
dc.subject Quentin Tarantino pt
dc.title Cinefilia, cult movies e o filme Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino pt
dc.title.alternative Cinephilia, cult films and Quentin Tarantino's film Inglourious Basterds en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation UNIFESP Depto de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.identifier.file S1982-25532013000200009.pdf
dc.identifier.scielo S1982-25532013000200009
dc.identifier.doi 10.1590/S1982-25532013000200009
dc.description.source SciELO



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Name: S1982-25532013000200009.pdf
Size: 392.9Kb
Format: PDF
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