Reabilitação vestibular com realidade virtual na doença de Ménière

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dc.contributor.author Garcia, Adriana Pontin [UNIFESP]
dc.contributor.author Ganança, Mauricio Malavasi [UNIFESP]
dc.contributor.author Cusin, Flávia Salvaterra [UNIFESP]
dc.contributor.author Tomaz, Andreza [UNIFESP]
dc.contributor.author Ganança, Fernando Freitas [UNIFESP]
dc.contributor.author Caovilla, Heloisa Helena [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:45:27Z
dc.date.available 2015-06-14T13:45:27Z
dc.date.issued 2013-06-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.5935/1808-8694.20130064
dc.identifier.citation Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial, v. 79, n. 3, p. 366-374, 2013.
dc.identifier.issn 1808-8694
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7777
dc.description.abstract Virtual reality technology can provide a wide range of sensory stimuli to generate conflicts of varying degrees of complexity in a safe environment. OBJECTIVE: To verify the effect of a virtual realitybased balance rehabilitation program for patients with Menière's disease. METHOD: This observational clinical study included 44 patients aged between 18 and 60 years diagnosed with Menière's disease submitted to a controlled randomized therapeutic intervention. The case and control groups took betahistine and followed a diet. Case group subjects underwent 12 rehabilitation sessions with virtual reality stimuli in a Balance Rehabilitation Unit (BRU TM). Patients were assessed based on DHI scores, the dizziness visual analogue scale, and underwent posturography with virtual reality before and after the intervention. RESULTS: After the intervention, the case group showed significantly lower scores in DHI (p < 0,001) and in the dizziness visual analog scale (p = 0.012), and had significantly greater limit of stability areas (p = 0.016) than controls. CONCLUSION: Virtual reality-based balance rehabilitation effectively improved dizziness, quality of life, and limit of stability of patients with Menière's disease. en
dc.description.abstract A tecnologia de realidade virtual fornece uma grande variedade de estímulos que geram conflitos sensoriais em diferentes níveis de dificuldades e em ambiente seguro. OBJETIVO: Verificar o efeito de um programa de reabilitação vestibular do equilíbrio corporal com estímulos de realidade virtual em pacientes com doença de Ménière. Forma de estudo: Estudo clínico observacional. MÉTODO: Quarenta e quatro pacientes, com idade entre 18 e 60 anos e doença de Ménière definida, distribuídos em dois grupos - experimental (GE) e controle (GC) - fizeram uso de betaistina e dieta alimentar; o grupo experimental foi submetido adicionalmente a 12 sessões de reabilitação com realidade virtual da BRU TM. Os pacientes responderam ao Dizziness Handicap Inventory (DHI), à escala analógica de tontura e realizaram a posturografia com realidade virtual antes e após a intervenção. RESULTADOS: Após a intervenção, o GE apresentou valores significantemente menores do DHI (p < 0,001) e da escala analógica de tontura (p = 0,012) e valores significantemente maiores da área do limite de estabilidade (p = 0,016), em comparação com o GC. CONCLUSÃO: A reabilitação do equilíbrio corporal com estímulos de realidade virtual é eficaz na melhora da tontura, da qualidade de vida e do limite de estabilidade de pacientes com doença de Ménière. pt
dc.format.extent 366-374
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial
dc.relation.ispartof Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
dc.rights Acesso aberto
dc.subject dizziness en
dc.subject Ménière disease en
dc.subject rehabilitation en
dc.subject doença de Ménière pt
dc.subject reabilitação pt
dc.subject tontura pt
dc.title Reabilitação vestibular com realidade virtual na doença de Ménière pt
dc.title.alternative Vestibular rehabilitation with virtual reality in Ménière's disease en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution FMU curso de Fonoaudiologia
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation FMU curso de Fonoaudiologia
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Depto. de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
dc.identifier.file S1808-86942013000300017.pdf
dc.identifier.scielo S1808-86942013000300017
dc.identifier.doi 10.5935/1808-8694.20130064
dc.description.source SciELO
dc.identifier.wos WOS:000321030800017



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Nome: S1808-86942013000300017.pdf
Tamanho: 248.1KB
Formato: PDF
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