Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão

Educação e imagens na sociedade do espetáculo: as pedagogias culturais em questão

Título alternativo Education and images in the spectacle society: cultural pedagogies in question
Autor Carvalho, Alexandre Filordi de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This article analyzes the reasons why the culture of images is present in the symbolic agents of the current culture, promoting educational experiences and strategies that have disseminate beyond the boundaries of formal education. The hypothesis is based on the idea that the critical analysis oriented to cultural pedagogies promotes conditions that enable the educational strategies through the use of imagetics components present in the agents of symbolic culture. To achieve this goal, it will be necessary to analyze the culture of image through the perspective of the Society of Spectacle (2000), and why the critical analysis of cultural pedagogies become essential in the educational field, challenging the actual educational practices.

O artigo analisa as razões pelos quais a cultura de imagens se faz presente nos agentes simbólicos da atual cultura, fomentando experiências e estratégias educativas que se difundem para além das fronteiras da educação formal. A hipótese é a de que toda análise crítica dirigida às pedagogias culturais viabilizam condições para que as estratégias educacionais também utilizem componentes imagéticos presentes nos agentes simbólicos da cultura. Para tanto, será analisada a cultura das imagens na perspectiva da Sociedade do Espetáculo (2000), e as razões pelas quais a análise crítica das pedagogias culturais se tornam essenciais no campo da educação, desafiando as próprias práticas educacionais atuais.
Palavra-chave Education
Cultural Pedagogies
Culture
Society of the Spectacle
Educação
Pedagogias Culturais
Cultura
Sociedade do Espetáculo
Idioma Português
Data de publicação 2013-06-01
Publicado em Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 2, p. 587-602, 2013.
ISSN 2175-6236 (Sherpa/Romeo)
Publicador Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Extensão 587-602
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000200014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2175-62362013000200014 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7762

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S2175-62362013000200014.pdf
Tamanho: 183.6KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta