Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

Título alternativo Which geometry should we teach? a brief history of the redefinition of elementary mathematics knowledge for children
Autor Valente, Wagner Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The article discusses geometry for children and its teaching for students from early grades. It takes into account, firstly, the geometry journey at the elementary level since practically the Independence of Brazil. This analysis highlights the presence of Euclidean geometry contents up to the mid-twentieth century. It then analyzes the proposed amendment to the teaching of geometry developed in the 1960s. Thus, this article attempts to show the intentions to modify the contents of this branch of mathematics in search of a redefinition of the 'new elementary': a new elementary knowledge of geometry, coming from the appropriation processes of the contributions made by studies of cognitive psychology.

O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribuições trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva.
Assunto mathematics education
primary education
geometry
history of mathematics education
Educação Matemática
ensino primário
geometria
história da Educação Matemática
Idioma Português
Data 2013-04-01
Publicado em Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 24, n. 1, p. 159-178, 2013.
ISSN 0103-7307 (Sherpa/Romeo)
Editor UNICAMP - Faculdade de Educação
Extensão 159-178
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072013000100011
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-73072013000100011 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7731

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0103-73072013000100011.pdf
Tamanho: 660.9Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)