Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento

Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento

Título alternativo Perceptions of day care center teachers about daily practices of infant feeding: the impact of training
Autor Longo-Silva, Giovana Autor UNIFESP Google Scholar
Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo Autor UNIFESP Google Scholar
Konstantyner, Tulio Autor UNIFESP Google Scholar
Toloni, Maysa Helena de Aguiar Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This article stresses the importance of the qualification of professionals involved in thefeeding of children in daycare centers, such that they offeradequate food and programs are developed in order to fosterhealthy food habits in infantsfrom birth. Thus, the scope of this paper was to evaluate the impact of a training program for these daycare teachers in their perceptions and practicesin infant feeding. A qualitative approach was used to evaluate the impact of training, with the application of the focus grouptechnique. Sixteen groups were created, eight of whichwere daycare centerswith training and eight without training, the average number of participants being 6 to 11 per institution agedbetween 19 and 66. The discourse of the teachers who took part in the training program is replete with signs of small changes, or at least with the recognition that it is indeed necessary and possible to promote change. The importance of organizing and conducting training programs for the nutritional education of teachers inday care centersis emphasized, with the continuous supervision of the effects of the qualification as a strategy for infant health.

O artigo apresenta a importância da capacitação dos profissionais envolvidos com alimentação das crianças em creches, para que estes ofereçam alimentos adequados e promovam ações para que os lactentes incorporem práticas alimentares saudáveis desde o nascimento. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto de um treinamento de educadores de creches nas percepções e práticas acerca da alimentação infantil. Para avaliação do impacto do treinamento foi utilizada abordagem qualitativa, com aplicação da técnica do grupo focal. Foram realizados 16 grupos, sendo oito com as creches expostas ao treinamento e oito com as não-expostas, tendo em média de seis a 11 participantes por instituição, os quais apresentavam idades entre 19 e 66 anos. O discurso das educadoras que participaram do treinamento está pontuado de indícios de pequenas mudanças, ou pelo menos, de reconhecimento de que é preciso e possível mudar. Destaca-se a relevância de elaborar e executar programas de treinamento e educação nutricional para educadores de creches com supervisão contínua dos efeitos da capacitação como estratégia de saúde infantil.
Palavra-chave Health knowledge
Attitudes and practices
Child day care centers
Infant care
Health educators
Qualitative research
Conhecimentos
Atitudes e prática em saúde
Creches
Cuidado do lactente
Educadores
Pesquisa qualitativa
Idioma Português
Data de publicação 2013-02-01
Publicado em Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 18, n. 2, p. 545-552, 2013.
ISSN 1413-8123 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Extensão 545-552
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000200026
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000314238300026
SciELO S1413-81232013000200026 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7611

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Nome: S1413-81232013000200026.pdf
Tamanho: 103.4KB
Formato: PDF
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