Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente

Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente

Título alternativo Comprehension of undergraduate students in nursing and medicine on patient safety
Autor Yoshikawa, Jamile Mika Autor UNIFESP Google Scholar
Sousa, Bruna Elisa Catin de Autor UNIFESP Google Scholar
Peterlini, Maria Angélica Sorgini Autor UNIFESP Google Scholar
Kusahara, Denise Miyuki Autor UNIFESP Google Scholar
Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves Autor UNIFESP Google Scholar
Avelar, Ariane Ferreira Machado Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages.

OBJETIVO: Identificar a compreensão de alunos de graduação em enfermagem e medicina de uma universidade pública do Município de São Paulo sobre erro humano e segurança do paciente. MÉTODOS: Estudo prospectivo e exploratório no qual foram investigadas variáveis relativas à caracterização dos alunos e aos aspectos atitudinais e conceituais sobre o tema. A amostra constituiu-se de 109 alunos que responderam ao formulário eletrônico. RESULTADOS: A maior parte dos alunos obteve aprendizado formal sobre esse tema e apresentou atitudes que demonstraram incerteza no que seria correto em relação a algumas práticas. CONCLUSÃO: Os alunos demonstraram serem capazes de relacionar alguns dos aspectos pesquisados sobre segurança do paciente com a experiência vivida nos estágios curriculares.
Palavra-chave Education
Patient safety
Nursing
Students, nursing, Students, medical
Educação
Segurança do paciente
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Estudantes de medicina
Idioma Português
Financiador Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Data de publicação 2013-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 21-29
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000100005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000320917800005
SciELO S0103-21002013000100005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7594

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