Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem

Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem

Título alternativo Didactic and pedagogic training in health care: cognitive skills developed by postgraduate students in a virtual learning environment
Autor Ruiz-Moreno, Lidia Autor UNIFESP Google Scholar
Leite, Maria Teresa Meirelles Autor UNIFESP Google Scholar
Ajzen, Claudia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo At the graduation course on Teaching in Health, offered by Cedess/UNIFESP, an online discussion forum was set up. The aim of this study was to identify the cognitive and social skills developed and the thematic units preferred by postgraduate students. The messages were classified according to the cognitive abilities. Content analysis of messages was performed for each category. Students developed cognitive and social skills in the three categories. The discussed topics showed the integration of knowledge at personal, institutional, social and political levels. Students built knowledge in a collective dimension, where the interpersonal interactions and content, mediated by ICTs, have played an important role in learning. These interactions have strengthened learning, understood as a social process, so that the analysis has shifted from the isolated individual into conceiving the relationship among subjects and their roles in society.

O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.
Assunto Teacher training
Educational technology
Discussion forum
Virtual learning environment
Education
Formação de professores
Tecnologia educacional
Fórum de discussão
Docência
Ambiente virtual de aprendizagem
Idioma Português
Data 2013-01-01
Publicado em Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013.
ISSN 1516-7313 (Sherpa/Romeo)
Editor Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Extensão 217-229
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-73132013000100015 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S1516-73132013000100015.pdf
Tamanho: 145.6Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)