Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância

Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância

Título alternativo Competencies developed in a nursing management distance learning specialization course
Autor Okagawa, Fabiana Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Bohomol, Elena Autor UNIFESP Google Scholar
Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: The aim of the research was to identify managerial competencies developed in nursing management distance learning specialization course, based on the responses of students who completed the course. METHODS: This was an exploratory, transversal study using a quantitative approach, with a convenience sample of 197 graduates of the first Course was conducted in eight cities within three Brazilian regions, between may and July 2009. Transcripts were analyzed using an established Brazilian theoretical framework for nursing managerial competencies. RESULTS: Participants cited 274 competencies, and identified 14 primary managerial competencies. Leadership was most frequently cited, followed by communication, knowledge acquisition and teamwork. CONCLUSION: This study identified 14 essential nursing managerial competencies for practice, and indicated a strong potential for distance learning as an educational tool to improve professional qualifications.

OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa foi identificar competências gerenciais desenvolvidas no curso de especialização em gestão em enfermagem modalidade educação à distância, com base nas respostas dos alunos que concluíram o curso. MÉTODOS: Este foi um estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa, com uma amostra de conveniência de 197 Especialistas. O primeiro curso foi realizado em oito cidades em três regiões do Brasil, entre maio e julho de 2009. As transcrições foram analisadas utilizando um referencial teórico brasileiro sobre competências gerenciais em enfermagem. RESULTADOS: Os participantes citaram 274 competências e identificaram 14 competências gerenciais primárias. Liderança foi a mais citada, seguida de comunicação, aquisição de conhecimento e trabalho em equipe. CONCLUSÃO: Este estudo identificou 14 competências gerenciais de enfermagem essenciais para a prática, e indicou um forte potencial da educação à distância como uma ferramenta educacional para melhorar as qualificações profissionais.
Palavra-chave Nursing
Education, nursing
Nursing education research
Education, distance
Competency-based education
Enfermagem
Educação em enfermagem
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação a distância
Educação baseada em competências
Idioma Português
Data de publicação 2013-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 3, p. 238-244, 2013.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 238-244
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002013000300006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000322872100006
SciELO S0103-21002013000300006 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7554

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002013000300006-en.pdf
Tamanho: 496.6KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0103-21002013000300006-pt.pdf
Tamanho: 497.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta