Análise do reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado para uma adaptação: descrição e discussão de aspectos metodológicos

Análise do reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado para uma adaptação: descrição e discussão de aspectos metodológicos

Título alternativo Analysis of figure recognition on the modified MT Beta-86 Test for adaptation: description and discussion of methodological aspects
Autor Ishigaki, Ellen Cristina Siqueira Soares Autor UNIFESP Google Scholar
Lobrigate, Nádia Laís Autor UNIFESP Google Scholar
Fonseca, Rochele Paz Google Scholar
Parente, Maria Alice Mattos Pimenta Google Scholar
Ortiz, Karin Zazo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Cognição Humana)
Universidade Federal Rio Grande do Sul Departamento de Psicologia
Resumo PURPOSE: The purpose of this study was to analyze the recognition of figures from the modified MT Beta-86 test for subsequent refinement and adaptation of this language assessment instrument. METHODS: This study was organized into two parts. The first part of the study involved 61 subjects with educational level higher than nine years. Naming of 266 visual stimuli was elicited and concordance among participants on figure naming was also determined. Concordance of responses was assessed using Cochrane's test at a 5% level of significance. Some visual stimuli were subsequently re-designed and images were replaced. The second part of this study involved the re-testing of the new images among 110 individuals ranging in age from 18 to 75 years of both genders, stratified into four educational bands (A: 1 - 4 years; B: 5 - 8 years; C: 9 - 11 years; and D: more than 12 years). Stimuli with concordance level of 70% or higher were considered adequate. RESULTS: In part A of the study, from the index of agreement of naming, the figures considered suitable for inclusion in the adapted version were selected. In part B, all the figures had a response concordance level over 70%. CONCLUSION: Figures in the Modified MT Beta-86 test suitable for retention in the new version of the instrument were identified. Analysis of low sample recognition was used to identify boards for replacement, and those for retention, in the new version of the test.

OBJETIVO: Analisar o reconhecimento das figuras do Teste MT Beta-86 modificado, descrever e discutir aspectos metodológicos da adaptação desse instrumento de avaliação da linguagem. MÉTODOS: O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira, participaram 61 indivíduos com escolaridade superior a 9 anos. Solicitou-se nomeação de 266 estímulos visuais e verificou-se a concordância da nomeação das figuras entre os participantes. Para a concordância de respostas, utilizou-se o teste de Cochran, com nível de significância de 5%. Em seguida, alguns estímulos visuais foram redesenhados, e as imagens foram substituídas. As imagens passaram pela segunda parte do estudo, da qual participaram 110 indivíduos divididos em 4 faixas de escolaridade (A: 1 a 4 anos; B: 5 a 8 anos; C: 9 a 11 anos e D: acima de 12 anos), de ambos os sexos e idades entre 18 e 75 anos. Foram considerados adequados para serem utilizados na avaliação de linguagem os estímulos com índice de concordância de, no mínimo, 70%. RESULTADOS: Na parte A do estudo, a partir do índice de concordância de nomeação das figuras, foram escolhidas as consideradas apropriadas para fazer parte do teste em sua versão em adaptação. A segunda parte demonstrou que todas as figuras selecionadas apresentaram concordância de resposta acima de 70%. CONCLUSÃO: Identificaram-se quais figuras do Teste MT Beta-86 modificado poderão continuar presentes na próxima versão do instrumento e, por meio da análise do baixo reconhecimento populacional, verificaram-se quais pranchas deverão ser substituídas e quais poderão compor a nova versão do teste.
Palavra-chave Language
Evaluation
Adaptation
Neuropsychological tests
Aphasia
Linguagem
Avaliação
Adaptação
Testes neuropsicológicos
Afasia
Idioma Português
Financiador Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2013-01-01
Publicado em CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 25, n. 3, p. 282-288, 2013.
ISSN 2317-1782 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extensão 282-288
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000300015
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2317-17822013000300015 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7541

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Nome: S2317-17822013000300015.pdf
Tamanho: 488.0KB
Formato: PDF
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