O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças

O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças

Título alternativo What is a number?: production, circulation and appropriation of a New Math for children
Autor Valente, Wagner Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This study addresses content changes to be taught in the first years of elementary school. In particular, it considers the teaching of mathematics with a focus on the emergence of Modern Mathematics in Brazil. In a specific way, it examines the concept of number. It considers as a theoretical and methodological foundation studies originally from cultural history. The analysis considers the pedagogical movement prior to what is known as the Modern Mathematics Movement: traditional education, intuitive teaching and progressive era in education. It then takes into account the emergence, dissemination and appropriation of a new mathematics for schools in the [mid-20th Century / 1940s]. The article is guided by the following question: what changes does the concept of number undergo in the mathematics for schools in the late 1950s? As a result the study reveals how the production, distribution and appropriation of new mathematics content for children of elementary school took place.

O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças.
Palavra-chave primary education
arithmetic
Modern Mathematics Movement
number
Ensino Primário
Aritmética
Movimento da Matemática Moderna
Número
Idioma Português
Data de publicação 2012-12-01
Publicado em Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012.
ISSN 0103-636X (Sherpa/Romeo)
Publicador UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática
Extensão 1417-1442
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-636X2012000400014 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-636X2012000400014.pdf
Tamanho: 158.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta