Ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares

Ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares

Título alternativo Occurrence of hearing screening faults in students
Autor Farias, Vanessa Vieira Google Scholar
Camboim, Elizângela Dias Autor UNIFESP Google Scholar
Azevedo, Marisa Frasson de Autor UNIFESP Google Scholar
Marques, Lauralice Raposo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
UNCISAL Faculdade de Fonoaudiologia
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSES: to determine the occurrence of failures in the hearing screening in students and compare the results obtained in public schools with the particular ones. METHOD: 90 students enrolled in a public and private school took part in this study. The students were submitted to otoscopy and otoacoustic emissions, checking the influence of gender and education network as for the results of hearing screening. RESULTS: we observed that 62.2% of the students passed the hearing screening and 37.8% failed, and we observed higher failure rate among students from public schools. CONCLUSION: we may conclude that in the studied population, the occurrence of failed hearing screening in school is 37.8% and this was significantly higher in students from public schools.

OBJETIVOS: determinar a ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares e comparar os resultados obtidos nas escolas da rede pública com os da particular. MÉTODO: participaram deste estudo de frequência, 90 escolares matriculados em uma escola da rede pública e outra da rede particular. Os alunos foram submetidos à meatoscopia e às emissões otoacusticas, verificando a influencia das variáveis sexo e rede de ensino aos resultados da triagem auditiva. RESULTADOS: foi constatado que 62,2% dos escolares passaram na triagem auditiva e 37,8% falharam, sendo observado maior índice de falha entre os alunos da escola pública. CONCLUSÃO: conclui-se que, na população estudada, a ocorrência de falha na triagem auditiva em escolares é 37,8%, sendo significantemente superior nos alunos da escola da rede pública quando comparados aos da particular.
Palavra-chave Hearing
Child
Triage
Audição
Pré-Escolar
Triagem
Idioma Português
Data de publicação 2012-12-01
Publicado em Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 14, n. 6, p. 1090-1095, 2012.
ISSN 1516-1846 (Sherpa/Romeo)
Publicador CEFAC Saúde e Educação
Extensão 1090-1095
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462012005000013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-18462012000600009 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7419

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Nome: S1516-18462012000600009.pdf
Tamanho: 614.8KB
Formato: PDF
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