Enteropatia perdedora de proteínas no lúpus eritematoso sistêmico: relato de caso

Enteropatia perdedora de proteínas no lúpus eritematoso sistêmico: relato de caso

Título alternativo Protein-losing enteropathy in systemic lupus erythematosus: case report
Autor Aguiar, Fernando Moreira Batista Google Scholar
Menescal, Zilaís Linhares Carneiro Google Scholar
Costa, Débora Maia da Google Scholar
Correia, José Walter Google Scholar
Paiva, José Gerardo Araújo Autor UNIFESP Google Scholar
Correia, Júlio Marcus Sousa Google Scholar
Instituição Hospital Geral César Cals de Oliveira
Universidade Federal do Ceará Curso de Medicina
UFC
Hospital Geral César Cals de Oliveira Departamento de Clínica Médica
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Hospital Geral César Cals de Oliveira Serviço de Reumatologia
Universidade Estadual do Ceará
Resumo Protein-losing enteropathy is rarely seen in patients with systemic lupus erythematosus. This clinical condition should be suspected in the presence of persistent hypoalbuminemia despite normal liver function, adequate protein intake, and no significant proteinuria. We report the case of a 48-year-old female with weight loss, cavity effusions (ascites and pleural effusion), and lower extremity edema. The diagnosis of lupus was established based on the presence of lymphopenia, proteinuria, ANA, and positive autoantibodies (anti-Sm, anti-DNA, and anti-Ro). Because hypoalbuminemia persisted even with corticosteroid therapy at the dose of 1 mg/kg, protein-losing enteropathy was diagnosed by use of Tc-99m albumin scintigraphy. After adding azathioprine to the treatment, the symptoms subsided and serum albumin levels improved.

A enteropatia perdedora de proteínas raramente pode ser observada em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico. Essa situação clínica deve ser suspeitada quando houver hipoalbuminemia persistente, na presença de uma função hepática preservada, ingesta proteica adequada e ausência de proteinúria significativa. Descrevemos o caso de uma paciente de 48 anos com perda ponderal, derrames cavitários (ascite e derrame pleural) e edema de membros inferiores. O diagnóstico de lúpus foi firmado a partir da presença de linfopenia, proteinúria, FAN e autoanticorpos positivos (anti-Sm, anti-DNA e anti-Ro). Houve persistência de hipoalbuminemia mesmo com corticoterapia na dose de 1 mg/kg de peso, sendo diagnosticada enteropatia perdedora de proteínas por meio da cintilografia com albumina 99mTc. A melhora clínica e laboratorial da paciente veio após a associação da azatioprina com corticosteroide.
Palavra-chave systemic lupus erythematosus
protein-losing enteropathies
technetium Tc-99m albumin aggregates
lúpus eritematoso sistêmico
enteropatias perdedoras de proteínas
agregado de albumina 99mTc
Idioma Português
Data de publicação 2012-12-01
Publicado em AGUIAR, Fernando Moreira Batista et al . Enteropatia perdedora de proteínas no lúpus eritematoso sistêmico: relato de caso. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo , v. 52, n. 6, p. 960-964, dez. 2012
ISSN 0482-5004 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Sociedade Brasileira de Reumatologia
Extensão 960-964
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042012000600013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000311819800013
SciELO S0482-50042012000600013 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7389

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0482-50042012000600013.pdf
Tamanho: 1.075MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo
Nome: S0482-50042012000600013-pt.pdf
Tamanho: 1.059MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta