Grupos educacionais para pacientes com espondilite anquilosante: revisão sistemática

Grupos educacionais para pacientes com espondilite anquilosante: revisão sistemática

Título alternativo Educational groups for ankylosing spondylitis patients: systematic review
Autor Souza, Marcelo Cardoso De Autor UNIFESP Google Scholar
Orlandi, Aline Autor UNIFESP Google Scholar
Jones, Anamaria Autor UNIFESP Google Scholar
Jennings, Fábio Autor UNIFESP Google Scholar
Biruel, Elisabeth Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
OMS OPS BIREME
Resumo BACKGROUND AND OBJECTIVES: Ankylosing spondylitis (AS) is a chronic inflammatory disease affecting sacroiliac joints, the spine in different degrees and in lesser extension peripheral joints. Among non-pharmacological treatments, educational groups have been recommended as major coadjuvants to treat this disease. This study aimed at reviewing the literature on scientific evidences of educational groups for AS patients. METHOD: The following databases were reviewed: LILACS, Medline, Web of Science and PEDro. Words for systematic search were extracted from Health Sciences Keywords (HSC). RESULTS: Nine scientific articles were found between 1990 and 2012. Inclusion and exclusion criteria were used to select and analyze studies, including scientific articles especially addressing educational groups as treatment approaches for AS patients. CONCLUSION: Literature on educational groups as coadjuvant to treat such patients is scarce. Further studies are needed to show group formats, number and content of classes, in addition to evaluating their effectiveness.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória, crônica, que acomete as articulações sacroilíacas, em graus variáveis a coluna vertebral e, em menor extensão as articulações periféricas. Dentre as formas de tratamento não medicamentoso, os grupos educacionais têm sido recomendados como importante coadjuvante no tratamento da doença. O objetivo deste estudo foi rever na literatura as evidências científicas sobre grupos educacionais para pacientes com EA. MÉTODO: A revisão foi realizada nas Bases de dados LILACS, Medline, Web of Science e PEDro. Os termos para busca sistemática foram extraídos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). RESULTADOS: Foram localizados nove artigos científicos no período de 1990 a 2012. Na seleção e análise dos estudos foram utilizados critérios de inclusão e exclusão, incluído artigos científicos que abordassem principalmente os grupos educacionais como forma de tratamento para os pacientes com EA. CONCLUSÃO: A literatura a respeito dos grupos educacionais como coadjuvante no tratamento desses pacientes é escassa. Futuros estudos mostrando os formatos dos grupos, duração, quantidade e conteúdos das aulas devem ser realizados, bem como a avaliação de sua efetividade.
Palavra-chave Ankylosing spondylitis
Health education
Patients' education as subject
Spondylitis
Educação de pacientes como assunto
Educação em saúde
Espondilite
Espondilite anquilosante
Idioma Português
Data de publicação 2012-09-01
Publicado em Revista Dor. Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, v. 13, n. 3, p. 256-260, 2012.
ISSN 1806-0013 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
Extensão 256-260
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1806-00132012000300011
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1806-00132012000300011 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7304

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Nome: S1806-00132012000300011.pdf
Tamanho: 673.0KB
Formato: PDF
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