Desenvolvimento docente nos cursos de medicina: um campo fecundo

Desenvolvimento docente nos cursos de medicina: um campo fecundo

Título alternativo Faculty development courses in medicine: a fruitful field
Autor Rêgo, Cinthia Google Scholar
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade CEUMA
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Therefore we endeavor a systematic literature review (1997-2007) in the area of tutors graduation in doctors curriculum oriented in learning based on problems through: research, recognition, selection and study analysis on the data bases: Scielo, Lilacs, Cochrane, Medline, Ibesc, Pubmed and Eric within the description: faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and pbl. From August to December 2009. The analyzed studies are defined in 3 axes that shaped practical applications for an effective tutor development program: participative management, greater investments in tutors, establishment and application of a constant learning program, permanent focused on knowledge building, skills and approaches.

Foi feita uma revisão sistemática da literatura (1997-2007), no âmbito da formação docente, em currículos médicos orientados pela aprendizagem baseada em problemas, por meio de busca, identificação, seleção e análise de estudos nas bases Scielo, Lilacs, Cochrane, Medline, Ibesc, Pubmed e Eric com os descritores faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and pbl. Os estudos analisados se agruparam em três eixos norteadores, que delinearam aplicações práticas para um programa de desenvolvimento docente eficiente: gestão participativa, maior investimento nos docentes, elaboração e aplicação de programas de educação continuada, permanente, com foco na construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Palavra-chave Problem-Based Learning
Training
Aprendizagem Baseada em Problemas
Capacitação
Escolas Médicas
Docentes de Medicina
Educação Médica
Idioma Português
Data de publicação 2012-09-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 317-324, 2012.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 317-324
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022012000500005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7294

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022012000500005.pdf
Tamanho: 122.4KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta