Metodologia de ensino em psicologia médica e atenção integral ao paciente

Metodologia de ensino em psicologia médica e atenção integral ao paciente

Título alternativo Teaching methods on medical psychology and integrated care for patients
Autor Abud, Cristiane Curi Autor UNIFESP Google Scholar
Zimmermann, Vera Blondina Autor UNIFESP Google Scholar
Lucchese, Ana Cecilia Autor UNIFESP Google Scholar
De Marco, Mario Alfredo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo We report on this article our teaching experience in Medical Psychology Course for second-year graduation students of Medical School of UNIFESP-EPM, which has shown efficient for sensitizing and for training students to observe, to perceive and to evaluate patients' mental and emotional state. From discussion of theoretical fields of knowledge like History of Medicine, Communication Theories, Psychiatry, Psychoanalysis and Developmental Psychology, we prepare students for their clinical practice through patients' interviewing. We created a guideline which offers a reference of basic issues that must be addressed and that must be noted at patients' interviews, which guide on how to interview and also on how to do a written report. In a dialectical relation they study theories and they try theories' application, they interview patients and they write reports on practical experience combined with theories.

Relata-se uma experiência de ensino da disciplina de Psicologia Médica do segundo ano de graduação de Medicina da UNIFESP-EPM, que vem se mostrando bastante profícua em sensibilizar e capacitar o aluno para a observação, percepção e avaliação do estado psíquico e emocional dos pacientes. A partir do ensino teórico de campos do conhecimento, como História da Medicina, Comunicação, Psiquiatria, Psicanálise, e Psicologia do Desenvolvimento, preparamos os alunos para sua aplicação prática por meio de entrevistas com pacientes. Com base nos recortes desses campos de conhecimento e de nossa experiência, criamos um roteiro de entrevista, que visa não engessar o aluno/entrevistador, mas oferecer uma referência geral dos temas básicos que devem ser abordados e observados na entrevista com os pacientes. Os roteiros orientam não apenas o momento da realização das entrevistas, como também sua organização posterior sob a forma de um relatório escrito. Numa relação dialética, os alunos estudam e ensaiam aplicações da teoria, realizam as entrevistas e escrevem relatórios sobre a experiência prática articulada com a teoria.
Palavra-chave Medical Psychology
Methodology
Psychological Interview
Medical Education
Psicologia Médica
Metodologia
Entrevista Psicológica
Educação Médica
Idioma Português
Data de publicação 2012-09-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 436-441, 2012.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 436-441
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500020
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022012000500020 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7254

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0100-55022012000500020.pdf
Tamanho: 107.6KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta