As suas obras o abandonam, como os pássaros o ninho em que foram chocados: sobre arte, renúncia e morte em As afinidades eletivas

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dc.contributor.author Lasch, Markus [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:44:49Z
dc.date.available 2015-06-14T13:44:49Z
dc.date.issued 2012-07-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1982-88372012000100006
dc.identifier.citation Pandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, v. 15, n. 19, p. 109-121, 2012.
dc.identifier.issn 1982-8837
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7195
dc.description.abstract At the beginning of the second part of Goethe’s Elective Affinities the narrator draws a parallel between life and the stroke of art in the poet in order to replace, in an epic poem, the protagonists for figures hitherto scarcely observed, thereby justifying the increasing importance of the architect in the sequence of the novel. This young artist links to his art a hope for permanence, for survival. Ottilie disagrees in the notes of her diary. She sees in the ruins of the churches and the wreckage of the gravestones not only proof of the transitoriness of this life, but also of the extinction of a second existence post mortem: Time will not allow itself to be cheated of its rights over men or over monuments. Based on Walter Benjamin’s essay on the Elective Affinities and considering another magnum opus by Goethe, Faust, this article discusses the aspects of art, renouncement and death in the poet’s work. en
dc.description.abstract No início da segunda parte das Afinidades eletivas, de Johann Wolfgang von Goethe, o narrador traça um paralelo entre a vida e o artifício do poeta para substituir, na epopéia, os protagonistas por figuras até então pouco notadas, justificando assim a crescente importância do arquiteto na sequência da narrativa. Este jovem artista vincula à sua arte uma esperança de permanência, de sobrevida. Ottilie discordará em seus apontamentos de diário. Ela vê nas ruínas das igrejas e nos destroços das lápides não só uma prova da transitoriedade desta vida, mas também do apagamento de uma segunda existência post-mortem: Assim como sobre os homens, também sobre os monumentos, o tempo não abdica de seu direito. Partindo do ensaio de Walter Benjamin sobre as Afinidades eletivas e trazendo para as reflexões outro magnum opus de Goethe, o Fausto, o artigo tece considerações sobre os aspectos de arte, renúncia e morte na obra do poeta alemão. pt
dc.format.extent 109-121
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã
dc.relation.ispartof Pandaemonium Germanicum
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Elective Affinities en
dc.subject Benjamin en
dc.subject Art en
dc.subject Renouncement en
dc.subject Death en
dc.subject Afinidades eletivas pt
dc.subject Benjamin pt
dc.subject arte pt
dc.subject renuncia pt
dc.subject morte pt
dc.title As suas obras o abandonam, como os pássaros o ninho em que foram chocados: sobre arte, renúncia e morte em As afinidades eletivas pt
dc.title.alternative His works forsake him as the birds forsake the nest in which they were hatched: on art, renouncement and death in Goethe’s Elective Affinities en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Letras
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Letras
dc.identifier.file S1982-88372012000100006.pdf
dc.identifier.scielo S1982-88372012000100006
dc.identifier.doi 10.1590/S1982-88372012000100006
dc.description.source SciELO



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Nome: S1982-88372012000100006.pdf
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