Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento

Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento

Título alternativo Teachers of the first grades of elementary education and the relations established with knowledge
Autor Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper presents an analysis conducted on the relationship established by the teacher with knowledge in the teaching activity, in the initial grades of elementary education in public schools. It was possible to verify that the interviewed teachers establish a utilitarian and superficial relationship, either with scientific knowledge or with the knowledge on school subjects. This type of relationship is caused by the kind of learning developed in moments of initial or continued formation and related to its practical applicability, as well as by what the teaching activity provides and demands from the teachers in their daily work. Moreover, the valorizing of knowledge acquired with the experience is highlighted.

Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras entrevistadas estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige dos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se a valorização de conhecimento adquirido com a experiência.
Palavra-chave teaching activity
teachers' formation
teachers' knowledge
knowledge
exercício docente
formação de professores
saberes docentes
conhecimento
Idioma Português
Data de publicação 2012-06-01
Publicado em Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 44, p. 201-216, 2012.
ISSN 0104-4060 (Sherpa/Romeo)
Publicador Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Extensão 201-216
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602012000200013
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-40602012000200013 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7158

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0104-40602012000200013.pdf
Tamanho: 405.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta