Educação permanente com agentes comunitários de saúde: uma proposta de cuidado com crianças asmáticas

Educação permanente com agentes comunitários de saúde: uma proposta de cuidado com crianças asmáticas

Título alternativo Continuing education with community health agents: a proposal for care of asthmatic children
Autor Coriolano, Maria Wanderleya de Lavor Google Scholar
Lima, Marinus de Moraes Google Scholar
Queiroga, Bianca Arruda Manchester de Google Scholar
Ruiz-Moreno, Lidia Autor UNIFESP Google Scholar
Lima, Luciane Soares de Google Scholar
Instituição Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Enfermagem
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Fonoaudiologia
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The use of active methods in the health worker training process is a guideline that is recommended under the National Continuing Education in Health Policy (PNEPS) for National Health System (SUS) employees. In this study, the authors created an educational intervention for community health agents (CHA) regarding care aimed at children/families with asthma. The aim is to describe an educational action involving community health workers about asthmarelated knowledge, adopting the National Policy on Continuing Education in Health in the context of primary care. This was a 'quantiqualitative' study, with pretest and posttest assessments filled in by the community health workers them-selves, in addition to active approaches in three experiential focus groups, which had their activities recorded and transcribed for later data analysis using the content analysis methodology in accordance with the thematic mode proposed by Bardin. The CHA's knowledge about the myths related to asthma increased after the educational activity. The following themes emerged from the focus groups: Health education for the prevention of respiratory diseases; Meaning attributed to asthma; Firecrackers: demystifying concepts; Trigger factors for asthma; Adapting preventive care; Assessing the knowledge built. The use of active methodologies favored the development of skills among the CHAs, arousing motivation in the educational approach with children/families with asthma.

O uso de metodologias ativas nos processos de formação dos trabalhadores de saúde é uma diretriz recomendada na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste estudo, formulou-se uma intervenção educativa para agentes comunitários de saúde (ACS) sobre cuidados dirigidos a crianças/famílias com asma. O objetivo é descrever uma ação educativa com agentes comunitários de saúde sobre conhecimentos relacionados à asma, adotando as diretrizes da PNEPS no contexto da atenção primária. Tratase de estudo 'quantiqualitativo', com avaliação préteste e pósteste autopreenchida pelos agentes comunitários de saúde, além de metodologias ativas em três grupos focais vivenciais, que tiveram sua trajetória gravada e transcrita para posterior análise de dados, com uso da técnica análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Os conhecimentos dos ACS sobre mitos relacionados à asma apontaram acréscimo após a ação educativa. Dos grupos focais emergiram as temáticas: Educação em saúde para prevenção das doenças respiratórias; Significado atribuído à asma; Bombinhas: desmistificando conceitos; Fatores desencadeantes para asma; Adaptando cuidados preventivos; Avaliando os conhecimentos construídos. A utilização de metodologias ativas favoreceu o desenvolvimento de competências por parte dos ACS, despertando motivação na abordagem educativa junto às crianças/famílias com asma.
Palavra-chave health education
asthma
primary health care
continuing education
problem-based learning
educação em saúde
asma
atenção primária à saúde
educação continuada
aprendizagem baseada em problemas
Idioma Português
Data de publicação 2012-06-01
Publicado em Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 1, p. 37-59, 2012.
ISSN 1981-7746 (Sherpa/Romeo)
Publicador Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Extensão 37-59
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000100003
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1981-77462012000100003 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7120

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Nome: S1981-77462012000100003.pdf
Tamanho: 251.1KB
Formato: PDF
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