Por uma história comparativa da educação matemática

Por uma história comparativa da educação matemática

Título alternativo Toward a comparative history of mathematical education
Autor Valente, Wagner Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática
Resumo This text analyzes two movements toward the internationalization of proposals for the teaching of mathematics. The first of them, in the early nineteenth century, was the setting-up, in 1908, of the International Committee on Mathematical Instruction; the second, in the mid-twentieth century, became known as the Modern Mathematics Movement. The analysis aims to show that the issue of internationalization points to the need for a historic-comparative approach as a way of producing mathematical education.

Este texto analisa dois movimentos de internacionalização de propostas para o ensino de matemática. O primeiro deles, no início do século XX, com a criação da Comissão Internacional do Ensino de Matemática, em 1908; o segundo, ocorrido em meados desse mesmo século, que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. A análise tem por objetivo mostrar que o tema da internacionalização remete à necessidade de uma abordagem histórico-comparativa como forma de produção de conhecimento da educação matemática.
Assunto Mathematics education
comparative education
new maths
Educação matemática
educação comparada
matemática moderna
Idioma Português
Data 2012-04-01
Publicado em Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 42, n. 145, p. 162-179, 2012.
ISSN 0100-1574 (Sherpa/Romeo)
Editor Fundação Carlos Chagas
Extensão 162-179
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000100010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-15742012000100010 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7079

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0100-15742012000100010.pdf
Tamanho: 210.0Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)