Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes

Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes

Título alternativo Use of teaching material about nervous system embryology: a students' evaluation
Autor Oliveira, Mariana Sampaio De Google Scholar
Kerbauy, Mariana Nassif Autor UNIFESP Google Scholar
Ferreira, Camila Nassif Martins Google Scholar
Schiavão, Lucas José Vaz Google Scholar
Andrade, Rodrigo Franzoso Almeida De Google Scholar
Spadella, Maria Angélica Google Scholar
Instituição Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdade de Medicina de Marília
Resumo Human embryology is an extremely important part of training health professionals, but its study is often considered boring, decorative and without practical significance for many students, making it ineffective. This study aimed to produce interactive teaching material with embryonic models representing the embryonic development of the nervous system. To qualitatively evaluate the real effectiveness and ability to facilitate the teaching-learning process in the context of problem-based learning, the material was applied to first-year medicine and nursing students. The students felt that the material contributed to a better understanding of the topic and enabled visualization of embryonic events, as well as arousing interest in studying the subject. The material served to establish understanding and inspire the students to integrate the knowledge with other disciplines. Thus, in qualitative terms, analysis of the student questionnaires indicated that the material produced was effective for learning and worked as a resource in self-directed learning, promoting the diversification of search sources and being complementary to textbooks and other theoretical materials.

A Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos.
Palavra-chave Embryology
Educacional, Medical
Teaching Materials
Embriologia
Educação Médica
Materiais de Ensino
Idioma Português
Data de publicação 2012-03-01
Publicado em Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 83-92, 2012.
ISSN 0100-5502 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Educação Médica
Extensão 83-92
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000100012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022012000100012 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7007

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Nome: S0100-55022012000100012.pdf
Tamanho: 886.1KB
Formato: PDF
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