Parâmetros e paradigmas em meta-avaliação: uma revisão exploratória e reflexiva

Parâmetros e paradigmas em meta-avaliação: uma revisão exploratória e reflexiva

Título alternativo Parameters and paradigms for meta-evaluation: an exploratory and reflective review
Autor Furtado, Juarez Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Laperrière, Hélène Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
University of Ottawa Faculty of Health Sciences School of Nursing
Resumo The evaluation of an evaluation is not a mere play on words or simply an investigation into the person who evaluates the evaluation. It is far more than that. It is about how to evaluate the diverse components of the evaluation process and the evaluators per se. In this paper, we discuss some promising possibilities for meta-evaluation in the field of evaluation of programs and services. These include fostering interaction between theoretical and practical production in fieldwork and supporting the definition of methods and strategies in a sector imbued with political interests and a profusion of methodological possibilities, and promoting ethical and scientific rigor in the evaluation practices. We conclude this exploratory and reflective review by raising some historical and political questions related to evaluation and meta-evaluation of programs and services and by criticizing the universalist and egalitarian pretensions contained in some evaluation approaches.

A avaliação da avaliação não é um simples jogo de palavras ou uma indagação sobre quem avalia a avaliação. Muito mais do que isso, trata-se de avaliar os diversos componentes de um processo avaliativo e os próprios avaliadores. No presente artigo, pretendemos abordar algumas possibilidades da meta-avaliação no campo da avaliação de programas e serviços: fomentar a interação entre a produção teórica e prática no campo; auxiliar no balizamento de métodos e estratégias em uma área marcada por interesses políticos e pela profusão de possibilidades metodológicas; e fomento do rigor ético e científico das práticas avaliativas. Concluiremos esta resenha exploratória da literatura discutindo algumas questões históricas e políticas envolvendo a avaliação e a meta-avaliação de programas e serviços, apresentando críticas às pretensões universalistas e igualitárias presentes em alguns posicionamentos.
Palavra-chave Meta-evaluation
Evaluation of programs and services
Epistemology
Meta-avaliação
Avaliação de programas e serviços
Epistemologia
Idioma Português
Data de publicação 2012-03-01
Publicado em Ciência & Saúde Coletiva. ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 695-705, 2012.
ISSN 1413-8123 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Extensão 695-705
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300016
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000301955400019
SciELO S1413-81232012000300016 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6989

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Nome: S1413-81232012000300016.pdf
Tamanho: 181.1KB
Formato: PDF
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