Limitação de atividades em idosos: estudo em novos usuários de próteses auditivas por meio do questionário APHAB

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dc.contributor.author Flores, Nayyara Glícia Calheiros [UNIFESP]
dc.contributor.author Iorio, Maria Cecilia Martinelli [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:43:38Z
dc.date.available 2015-06-14T13:43:38Z
dc.date.issued 2012-03-01
dc.identifier http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000100010
dc.identifier.citation Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 1, p. 47-53, 2012.
dc.identifier.issn 1516-8034
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6987
dc.description.abstract PURPOSE: To evaluate hearing limitations among elderly individuals with moderate to severe sensorineural hearing loss according to the variables educational level and degree of hearing loss, using the Abbreviated Profile of Hearing Aid Benefit self-assessment questionnaire. METHODS: The questionnaire was applied to 30 elderly subjects before and after three months of use of amplification. The sample was composed of 60% females and 40% males, with mean age of 71.6 years. Educational level was divided into three categories: illiterate, elementary school, and high school education. Data were analyzed statistically. Scores were compared by subscale and an overall assessment was conducted by subtracting these scores. Moreover, it was calculated the association between benefit and educational level and degree of hearing loss. RESULTS: The comparative study between scores obtained in the questionnaire with and without hearing aid revealed difference in the subscales Ease of Communication, Reverberation and Background Noise, with values p<0.001. In the Aversion to Sounds subscale, it was observed a decline with amplification. Performance improved with the hearing aid in the overall evaluation for all three subscales. There was no association between benefits obtained with the hearing aid, educational level, and degree of hearing loss. CONCLUSION: Benefits were reported in the subscales: Ease of Communication, Reverberation, and Background Noise. No association was found between benefits, educational level and degree of hearing loss. The benefit obtained in the Background Noise subscale is smaller than that observed in Reverberation and Ease of Communication. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Avaliar limitações auditivas de idosos com perda auditiva sensorioneural de grau moderado a severo segundo variáveis escolaridade e grau da perda auditiva, por meio do questionário de auto-avaliação Abbreviate Profile of Hearing Aid Benefit (APHAB). MÉTODOS: Foi aplicado o questionário em 30 idosos antes e após três meses de uso da amplificação. A amostra foi composta por 60% mulheres e 40% homens, com média de idade de 71,6 anos. O grau de escolaridade foi distribuído em três categorias: não-alfabetizado, ensino fundamental e ensino médio. Os dados foram analisados estatisticamente. Os escores foram comparados por sub-escala, e a avaliação geral pela subtração desses escores. Além disso, foi calculada a associação entre benefício e grau de escolaridade e grau de perda auditiva. RESULTADOS: O estudo comparativo entre os escores obtidos na aplicação do questionário sem e com prótese auditiva revelou diferença nas sub-escalas Facilidade de Comunicação, Reverberação e Ruído Ambiental, com valores de p<0,001. Na sub-escala Aversão aos Sons ocorreu piora com a amplificação. Houve melhora no desempenho com prótese auditiva na avaliação geral nas três sub-escalas. Não houve associação entre o benefício obtido com a prótese auditiva, grau de escolaridade e grau de perda auditiva. CONCLUSÃO: Há benefício nas sub-escalas: Facilidade de Comunicação, Reverberação e Ruído Ambiental. Não há associação entre benefício, escolaridade e grau da perda auditiva. O benefício obtido na sub-escala Ruído Ambiental é menor que nas sub-escalas Facilidade de Comunicação e Reverberação. pt
dc.format.extent 47-53
dc.language.iso por
dc.publisher Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartof Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Hearing loss en
dc.subject Elderly health en
dc.subject Hearing aids en
dc.subject Presbycusis en
dc.subject Questionnaires en
dc.subject Perda auditiva pt
dc.subject Saúde do idoso pt
dc.subject Auxiliares de audição pt
dc.subject Presbiacusia pt
dc.subject Questionários pt
dc.title Limitação de atividades em idosos: estudo em novos usuários de próteses auditivas por meio do questionário APHAB pt
dc.title.alternative Activity limitations in the elderly: a study of new hearing aid users using the APHAB questionnaire en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Fonoaudiologia
dc.identifier.file S1516-80342012000100010.pdf
dc.identifier.scielo S1516-80342012000100010
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-80342012000100010
dc.description.source SciELO



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