Performance patterns in Conners' CPT among children with attention deficit hyperactivity disorder and dyslexia

Performance patterns in Conners' CPT among children with attention deficit hyperactivity disorder and dyslexia

Título alternativo Padrão de desempenho no Conners' CPT em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e dislexia
Autor Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Barbosa, Thais Autor UNIFESP Google Scholar
Muszkat, Mauro Autor UNIFESP Google Scholar
Rodrigues, Camila Cruz Google Scholar
Sinnes, Elaine Girão Google Scholar
Coelho, Luzia Flavia S Google Scholar
Rizzuti, Sueli Google Scholar
Palma, Sonia Maria Mota Autor UNIFESP Google Scholar
Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição São Paulo Neuropsychology Center/AFIP Child Neuropsychological Care Group
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This study investigated the performance of children with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and dyslexia using Conners' Continuous Performance Test (CCPT). The clinical groups were composed of 52 children with ADHD and 32 children with dyslexia. Performance in the CCPT was evaluated using ANCOVA to compare the clinical groups with the normative Brazilian sample. The ADHD group performed worse than the normative sample in almost all of the measurements, except for reaction time and response style. The dyslexia group scored higher on commissions, variability, perseverations and inconsistency in the reaction time over the six time blocks (Hit SE Block Change) than the children in the normative Brazilian sample. The ADHD and dyslexia groups differed in omission measurements, Hit RT SE, variability, perseverations, Hit RT Interstimulus Intervals (ISI) Change and Hit SE ISI Change. We thus found that the dyslexia group had specific deficit patterns, with greater response to non-target stimuli, greater perseveration and response variability, and difficulties in hit reaction time as the test progressed.

O presente estudo investigou o desempenho de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dislexia no Teste de Desempenho Contínuo de Conner (do inglês Conners' Continnuous Performance Test). Foram considerados dois grupos clínicos: 52 crianças com TDAH e 32 com dislexia. O desempenho no CCPT foi analisado por meio do teste ANCOVA, comparando os grupos clínicos com a amostra de normatização brasileira. O grupo TDAH teve pior desempenho que os controles em quase todas as medidas, exceto em medidas de tempo de reação e estilo de resposta. Já o grupo dislexia teve maiores escores em comissões, variabilidade, perseverações e inconsistência nas mudanças de tempo de reação no decorrer dos seis blocos de tempo (Hit SE Block Change). Os grupos TDAH e disléxicos diferiram entre si nas medidas de omissões, variabilidade do tempo de reação, perseverações, mudança de tempo de reação por intervalos interstimulus. Verificou-se assim que as crianças com dislexia apresentam padrões específicos de déficits, com maior resposta aos estímulos não alvos, maior perseveração e variabilidade de respostas, assim como dificuldades no tempo de reação conforme o desenvolvimento do teste.
Palavra-chave Conners' Continuous Performance Test
child development
attention deficit/hyperactivity disorder
learning disorders
dyslexia
Teste de Desempenho Contínuo de Conner
desenvolvimento infantil
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
transtornos de aprendizagem
dislexia
Idioma Inglês
Data de publicação 2012-02-01
Publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 70, n. 2, p. 91-96, 2012.
ISSN 0004-282X (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
Extensão 91-96
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2012000200004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000300650300004
SciELO S0004-282X2012000200004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6955

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0004-282X2012000200004.pdf
Tamanho: 150.7KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta