Educação em saúde: repercussões no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido

Educação em saúde: repercussões no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido

Título alternativo Health education: repercussions in the neuropsychomotor growth and development of the newborn
Educación en salud: repercusiones en el crecimiento y el desarrollo neurológico y psicomotor del recién nacido
Autor Marcacine, Karla Oliveira Google Scholar
Orati, Priscila Lopes Google Scholar
Abrão, Ana Cristina Freitas de Vilhena Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The postpartum period is characterized by great physical and emotional changes, when parturients and families experience ambivalent and conflicting feelings and emotions, especially with the arrival of the baby, requiring the need of professional orientation and support. Having it in mind, it was searched the available literature evidence about health education, coming from a nursing team and directed to parturients and families, dealing with the newly born care and regarding its appropriate neuropsychomotor growth and development. It is clear the need of motivating the mother and the family to participate in the development of child care, increasing the success of health action results, once it provides autonomy and trust to this nucleus towards its acts, especially to the maternal role.

El período posparto se caracteriza por grandes transformaciones físicas y emocionales, donde las madres y miembros de la familia a menudo experimentan sentimientos y emociones ambivalentes y contradictorias, creando la necesidad de orientación profesional y de apoyo. Hemos tratado de evaluar la evidencia disponible en la literatura sobre educación para la salud por el personal de enfermería para la atención post-parto y la familia sobre el bebé que se refleja en su crecimiento y desarrollo psicomotor, lo que resultó en el análisis de siete artículos. Es evidente la necesidad de fomentar la participación de la familia en el cuidado infantil aprovechando el éxito de los resultados de las intervenciones de salud, ya que proporciona la autonomía central y la confianza.

O período pós-parto caracteriza-se por grandes transformações físicas e emocionais, em que puérperas e familiares muitas vezes experimentam sentimentos e emoções ambivalentes e conflitantes, gerando necessidade de orientação e apoio profissional. Assim, buscou-se avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre educação em saúde por parte da equipe de enfermagem para puérpera e familiares sobre cuidados com o recém-nascido, que reflita em seu adequado crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor. Realizou-se revisão integrativa da literatura que resultou na análise de sete artigos. Ficou evidente a necessidade de incentivo à participação do núcleo familiar na construção do cuidado à criança potencializando o sucesso dos resultados das ações em saúde, uma vez que proporciona a este núcleo autonomia e confiança em seus atos.
Palavra-chave Child development
Maternal behavior
Paternal behavior
Maternal-child nursing
Desenvolvimento infantil
Comportamento materno
Comportamento paterno
Enfermagem materno-infantil
Idioma Português
Data de publicação 2012-02-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 1, p. 141-147, 2012.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 141-147
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000100021
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672012000100021 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6953

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Nome: S0034-71672012000100021.pdf
Tamanho: 120.4KB
Formato: PDF
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