Compreensão de leitura de alunos surdos na rede regular de ensino

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dc.contributor.author Luccas, Marcia Regina Zemella [UNIFESP]
dc.contributor.author Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]
dc.contributor.author Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:43:30Z
dc.date.available 2015-06-14T13:43:30Z
dc.date.issued 2012-01-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000400009
dc.identifier.citation Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 24, n. 4, p. 342-347, 2012.
dc.identifier.issn 2179-6491
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6867
dc.description.abstract PURPOSE: To evaluate and compare the reading comprehension of deaf students included in regular classrooms of public schools with and without specialized educational support. METHODS: Observational analytic study with 35 students with sensorineural hearing loss, with and without educational support. All subjects were assessed with the Word Reading Competence Test (WRCT), the Picture-Print Matching Test by Choice (PPMT-C), and the Sentence Reading Comprehension Test (SRCT). RESULTS: In the tests regarding comprehension of words (WRCT and PPMT-C), the results showed no difference in the performance of deaf students who attend and do not attend educational support. Regarding reading comprehension of sentences, the application of the SRCT also did not show differences between the groups of deaf students. A significant correlation was found between age and grade, indicating that the older the students and the higher their educational level, the better their performance in reading sentences. The results indicate that deaf students, regardless of attending educational support, read words better than sentences. CONCLUSION: There is no difference in reading comprehension between deaf students who receive and do not receive specialized pedagogical monitoring. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Avaliar e comparar a compreensão de leitura de alunos deficientes auditivos inclusos nas classes regulares de escolas públicas com e sem apoio pedagógico especializado. MÉTODOS: Trata-se de estudo observacional analítico com 35 alunos com perda auditiva neurossensorial, com e sem apoio pedagógico (Sala Apoio e Acompanhamento à Inclusão - SAAI). Todos foram submetidos ao Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavras (TFN) e Teste de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS). RESULTADOS: Nos testes relativos à compreensão de palavras (TCLP e TFN), os resultados estatísticos não apontaram diferença no desempenho dos alunos deficientes auditivos que frequentam e não frequentam apoio. Em relação à compreensão de leitura de sentenças, a aplicação do TCLS também não mostrou diferença entre os grupos de alunos deficientes auditivos. Houve correlação significativa entre idade e série, indicando que quanto mais velho e maior o nível de escolaridade do aluno melhor será seu desempenho na leitura de sentenças. Os resultados apontam que alunos deficientes auditivos, independentemente da frequência ao apoio (SAAI), leem melhor palavras do que sentenças. CONCLUSÃO: Não há diferença na compreensão de leitura entre os alunos deficientes auditivos que recebem e não recebem acompanhamento pedagógico especializado. pt
dc.format.extent 342-347
dc.language.iso por
dc.publisher Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.relation.ispartof Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Language en
dc.subject Reading en
dc.subject Readability en
dc.subject Hearing loss en
dc.subject Speech, language and hearing sciences en
dc.subject Language tests en
dc.subject Linguagem pt
dc.subject Leitura pt
dc.subject Compreensão de leitura pt
dc.subject Perda auditiva pt
dc.subject Fonoaudiologia pt
dc.subject Testes de linguagem pt
dc.title Compreensão de leitura de alunos surdos na rede regular de ensino pt
dc.title.alternative Reading comprehension of deaf students in regular education en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Fonoaudiologia
dc.description.affiliation Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Fonoaudiologia
dc.identifier.file S2179-64912012000400009.pdf
dc.identifier.scielo S2179-64912012000400009
dc.identifier.doi 10.1590/S2179-64912012000400009
dc.description.source SciELO



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Name: S2179-64912012000400009.pdf
Size: 289.4Kb
Format: PDF
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