Compreensão de leitura de alunos surdos na rede regular de ensino

Compreensão de leitura de alunos surdos na rede regular de ensino

Título alternativo Reading comprehension of deaf students in regular education
Autor Luccas, Marcia Regina Zemella Autor UNIFESP Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Goulart, Bárbara Niegia Garcia de Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo PURPOSE: To evaluate and compare the reading comprehension of deaf students included in regular classrooms of public schools with and without specialized educational support. METHODS: Observational analytic study with 35 students with sensorineural hearing loss, with and without educational support. All subjects were assessed with the Word Reading Competence Test (WRCT), the Picture-Print Matching Test by Choice (PPMT-C), and the Sentence Reading Comprehension Test (SRCT). RESULTS: In the tests regarding comprehension of words (WRCT and PPMT-C), the results showed no difference in the performance of deaf students who attend and do not attend educational support. Regarding reading comprehension of sentences, the application of the SRCT also did not show differences between the groups of deaf students. A significant correlation was found between age and grade, indicating that the older the students and the higher their educational level, the better their performance in reading sentences. The results indicate that deaf students, regardless of attending educational support, read words better than sentences. CONCLUSION: There is no difference in reading comprehension between deaf students who receive and do not receive specialized pedagogical monitoring.

OBJETIVO: Avaliar e comparar a compreensão de leitura de alunos deficientes auditivos inclusos nas classes regulares de escolas públicas com e sem apoio pedagógico especializado. MÉTODOS: Trata-se de estudo observacional analítico com 35 alunos com perda auditiva neurossensorial, com e sem apoio pedagógico (Sala Apoio e Acompanhamento à Inclusão - SAAI). Todos foram submetidos ao Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavras (TFN) e Teste de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS). RESULTADOS: Nos testes relativos à compreensão de palavras (TCLP e TFN), os resultados estatísticos não apontaram diferença no desempenho dos alunos deficientes auditivos que frequentam e não frequentam apoio. Em relação à compreensão de leitura de sentenças, a aplicação do TCLS também não mostrou diferença entre os grupos de alunos deficientes auditivos. Houve correlação significativa entre idade e série, indicando que quanto mais velho e maior o nível de escolaridade do aluno melhor será seu desempenho na leitura de sentenças. Os resultados apontam que alunos deficientes auditivos, independentemente da frequência ao apoio (SAAI), leem melhor palavras do que sentenças. CONCLUSÃO: Não há diferença na compreensão de leitura entre os alunos deficientes auditivos que recebem e não recebem acompanhamento pedagógico especializado.
Assunto Language
Reading
Readability
Hearing loss
Speech, language and hearing sciences
Language tests
Linguagem
Leitura
Compreensão de leitura
Perda auditiva
Fonoaudiologia
Testes de linguagem
Idioma Português
Data 2012-01-01
Publicado em Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 24, n. 4, p. 342-347, 2012.
ISSN 2179-6491 (Sherpa/Romeo)
Editor Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extensão 342-347
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000400009
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S2179-64912012000400009 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6867

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