Reliability and convergent validity of the Childhood Anxiety Sensitivity Index in children and adolescents

Reliability and convergent validity of the Childhood Anxiety Sensitivity Index in children and adolescents

Título alternativo Confiabilidade em validade convergente da Childhood Anxiety Sensitivity Index em crianças e adolescentes
Autor Isolan, Luciano Google Scholar
Salum, Giovanni Google Scholar
Flores, Suzielle Menezes Google Scholar
Carvalho, Hudson W. De Autor UNIFESP Google Scholar
Manfro, Gisele Gus Google Scholar
Instituição Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Institute of Developmental Psychiatry for Children and Adolescent
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: The purpose of this study was to examine the reliability and the convergent validity of the Children Anxiety Sensitivity Index (CASI) with DSM-IV anxiety disorder symptoms, by comparison with the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED), in a community sample of Brazilian children and adolescents. METHODS: Children and adolescents from five schools were selected from a larger study that aimed to assess different aspects of childhood anxiety disorders. All participants completed the CASI and the SCARED. RESULTS: This study supported the reliability of the CASI total score. Girls reported higher total anxiety sensitivity scores than boys and there were no differences in total anxiety sensitivity scores between children and adolescents. This study showed moderate to high correlations between the CASI scores with SCARED scores, all correlations coefficients being positive and significant. CONCLUSIONS: Our findings demonstrate an appropriate reliability and evidence of convergent validity in the CASI in a sample of Brazilian children and adolescents.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi examinar a confiabilidade e a validade convergente da Children Anxiety Sensitivity Index (CASI) com sintomas de transtornos de ansiedade de acordo com o DSM-IV, por meio da comparação com a Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED). MÉTODOS: Crianças e adolescentes provenientes de cinco escolas foram selecionados de uma amostra de um estudo maior que avaliava diferentes aspectos dos transtornos de ansiedade. Todos os participantes completaram a CASI e a SCARED. RESULTADOS: Esse estudo demonstrou a confiabilidade do escore total da CASI. Meninas apresentaram escores de sensibilidade à ansiedade mais altos do que meninos e não houve diferença nos escores totais de sensibilidade de ansiedade entre crianças e adolescentes. Esse estudo encontrou correlações de moderada a alta entre os escores da CASI e os escores da SCARED, sendo todas as correlações positivas e significativas. CONCLUSÕES: Nossos achados demonstraram uma confiabilidade apropriada e evidência de validade convergente da CASI em uma amostra de crianças e adolescentes brasileiros.
Palavra-chave Anxiety
anxiety sensitivity
children
adolescents
Ansiedade
sensibilidade à ansiedade
crianças
adolescentes
Idioma Inglês
Financiador Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2012-01-01
Publicado em Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 61, n. 4, p. 193-198, 2012.
ISSN 0047-2085 (Sherpa/Romeo)
Publicador Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Extensão 193-198
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000400001
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0047-20852012000400001 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6860

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Nome: S0047-20852012000400001.pdf
Tamanho: 106.4KB
Formato: PDF
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