Intensive care unit: a significant space for the professor-student relationship

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guedes, Glauteice Freitas
dc.contributor.author Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]
dc.contributor.author Silva, Gilberto Tadeu Reis da
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:43:30Z
dc.date.available 2015-06-14T13:43:30Z
dc.date.issued 2012-01-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000900023
dc.identifier.citation Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 25, n. spe2, p. 146-150, 2012.
dc.identifier.issn 0103-2100
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6854
dc.description.abstract OBJECTIVE: To address the relationship between professor and student within the ICU environment, from the perspective of professors. METHODS: Qualitative study in the phenomenological modality, in which six professors were interviewed - three from a public institution and three from a private institution, they supervised nursing students in an adult ICU. RESULTS: From the study individuals statements, semantic categories emerged that allowed the learning of the essence of the phenomenon studied. During the analytical process, there was separation into two subcategories: An approximation and facilitating the process of teaching-learning. CONCLUSIONS: The practice of nursing internships in ICU provides an inter-relationship between student and professor, favoring an approximation with others and a personalization of learning, which significantly contributes to enrich the teaching and learning process and the student-professor relationship. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Discurrir sobre la relación entre profesor y alumno en el espacio de una Unidad de Cuidados Intensivos (UCI), bajo la perspectiva de los docentes. MÉTODOS: Estudio de naturaleza cualitativa, en la modalidad fenomenológica, en el cual fueron entrevistados seis docentes - tres de una institución pública y tres de una institución privada que supervisaban alumnos de enfermería en una UCI adulto. RESULTADOS: Del relato de los sujetos del estudio, emergieron categorías temáticas que posibilitaron la aprehensión de la esencia del fenómeno estudiado. En el proceso de análisis, hubo desmembramiento en dos subcategorías: Una aproximación y Facilitando el proceso de enseñanza y aprendizaje. CONCLUSIONES: La práctica de enfermería en las UCIs propicia una interrelación entre el alumno y el profesor, favoreciendo una proximidad con el otro y una individualización de la enseñanza, lo que contribuye de modo significativo, para enriquecer el proceso de enseñanza y aprendizaje y la relación profesor-alumno. es
dc.description.abstract OBJETIVO: Discorrer sobre a relação entre professor e aluno no espaço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob a perspectiva dos docentes. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, na modalidade fenomenológica, no qual foram entrevistados seis docentes - três de instituição pública e três de instituição privada que supervisionavam alunos de enfermagem em UTI adulto. RESULTADOS: Do relato dos sujeitos do estudo, emergiram categorias temáticas que possibilitaram a apreensão da essência do fenômeno estudado. No processo de análise, houve desmembramento em duas subcategorias: Uma aproximação e Facilitando o processo de ensino e aprendizagem. CONCLUSÕES: A prática dos estágios de enfermagem em UTI propicia uma inter-relação entre aluno e professor, favorecendo uma proximidade com o outro e uma individualização do ensino, o que contribui de modo significativo, para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e a relação professor-aluno. pt
dc.format.extent 146-150
dc.language.iso eng
dc.publisher Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.relation.ispartof Acta Paulista de Enfermagem
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Education, higher en
dc.subject Students, nursing en
dc.subject Teaching en
dc.subject Clinical clerkship en
dc.subject Intensive care units en
dc.subject Educação superior pt
dc.subject Estudantes de Enfermagem pt
dc.subject Ensino pt
dc.subject Estágio clínico pt
dc.subject Unidades de terapia intensiva pt
dc.title Intensive care unit: a significant space for the professor-student relationship en
dc.title.alternative Unidad de Cuidados intensivos: un espacio significativo para la relación profesor-alumno es
dc.title.alternative Unidade de terapia intensiva: um espaço significativo para a relação professor-aluno pt
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Santa Marcelina
dc.contributor.institution Anhembi Morumbi colleges
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Federal University of Bahia
dc.description.affiliation Santa Marcelina
dc.description.affiliation Anhembi Morumbi colleges
dc.description.affiliation Federal University of São Paulo Paulista School of Nursing
dc.description.affiliation Federal University of Bahia
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPE
dc.identifier.file S0103-21002012000900023-en.pdf
dc.identifier.file S0103-21002012000900023-pt.pdf
dc.identifier.scielo S0103-21002012000900023
dc.identifier.doi 10.1590/S0103-21002012000900023
dc.description.source SciELO
dc.identifier.wos WOS:000320916500023



Arquivos deste item

Nome: S0103-21002012000900023-en.pdf
Tamanho: 450.3Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir
Nome: S0103-21002012000900023-pt.pdf
Tamanho: 449.9Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples