Intensive care unit: a significant space for the professor-student relationship

Intensive care unit: a significant space for the professor-student relationship

Título alternativo Unidad de Cuidados intensivos: un espacio significativo para la relación profesor-alumno
Unidade de terapia intensiva: um espaço significativo para a relação professor-aluno
Autor Guedes, Glauteice Freitas Google Scholar
Ohara, Conceicao Vieira da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Gilberto Tadeu Reis da Google Scholar
Instituição Santa Marcelina
Anhembi Morumbi colleges
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Federal University of Bahia
Resumo OBJECTIVE: To address the relationship between professor and student within the ICU environment, from the perspective of professors. METHODS: Qualitative study in the phenomenological modality, in which six professors were interviewed - three from a public institution and three from a private institution, they supervised nursing students in an adult ICU. RESULTS: From the study individuals statements, semantic categories emerged that allowed the learning of the essence of the phenomenon studied. During the analytical process, there was separation into two subcategories: An approximation and facilitating the process of teaching-learning. CONCLUSIONS: The practice of nursing internships in ICU provides an inter-relationship between student and professor, favoring an approximation with others and a personalization of learning, which significantly contributes to enrich the teaching and learning process and the student-professor relationship.

OBJETIVO: Discurrir sobre la relación entre profesor y alumno en el espacio de una Unidad de Cuidados Intensivos (UCI), bajo la perspectiva de los docentes. MÉTODOS: Estudio de naturaleza cualitativa, en la modalidad fenomenológica, en el cual fueron entrevistados seis docentes - tres de una institución pública y tres de una institución privada que supervisaban alumnos de enfermería en una UCI adulto. RESULTADOS: Del relato de los sujetos del estudio, emergieron categorías temáticas que posibilitaron la aprehensión de la esencia del fenómeno estudiado. En el proceso de análisis, hubo desmembramiento en dos subcategorías: Una aproximación y Facilitando el proceso de enseñanza y aprendizaje. CONCLUSIONES: La práctica de enfermería en las UCIs propicia una interrelación entre el alumno y el profesor, favoreciendo una proximidad con el otro y una individualización de la enseñanza, lo que contribuye de modo significativo, para enriquecer el proceso de enseñanza y aprendizaje y la relación profesor-alumno.

OBJETIVO: Discorrer sobre a relação entre professor e aluno no espaço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob a perspectiva dos docentes. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, na modalidade fenomenológica, no qual foram entrevistados seis docentes - três de instituição pública e três de instituição privada que supervisionavam alunos de enfermagem em UTI adulto. RESULTADOS: Do relato dos sujeitos do estudo, emergiram categorias temáticas que possibilitaram a apreensão da essência do fenômeno estudado. No processo de análise, houve desmembramento em duas subcategorias: Uma aproximação e Facilitando o processo de ensino e aprendizagem. CONCLUSÕES: A prática dos estágios de enfermagem em UTI propicia uma inter-relação entre aluno e professor, favorecendo uma proximidade com o outro e uma individualização do ensino, o que contribui de modo significativo, para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e a relação professor-aluno.
Palavra-chave Education, higher
Students, nursing
Teaching
Clinical clerkship
Intensive care units
Educação superior
Estudantes de Enfermagem
Ensino
Estágio clínico
Unidades de terapia intensiva
Idioma Inglês
Data de publicação 2012-01-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 25, n. spe2, p. 146-150, 2012.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 146-150
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002012000900023
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000320916500023
SciELO S0103-21002012000900023 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6854

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