Freud, as neurociências e uma teoria da memória

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dc.contributor.author Bocchi, Josiane Cristina
dc.contributor.author Viana, Milena de Barros [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:43:28Z
dc.date.available 2015-06-14T13:43:28Z
dc.date.issued 2012-01-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642012000300004
dc.identifier.citation Psicologia USP. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, v. 23, n. 3, p. 481-502, 2012.
dc.identifier.issn 0103-6564
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6820
dc.description.abstract Previous evidences suggest that psychoanalytical concepts and recent neurobiological findings may complement each other, contributing to the better understanding of certain psychobiological processes. These evidences also indicate the possibility of interpretation of psychoanalytical concepts from a neurocientific perspective. This study investigates possible points of similarity between a theory of memory proposed by Freud and ideas formulated during the second half of the 20th century, on the basis of clinical (the case of patient H.M.) and experimental (the concept of Long Term Potentiation, LTP) findings. For that, at first, Freudian ideas regarding mnemonic processes underlying the construction of the Ego, found in the Project for a scientific psychology (1950/1976), are presented. Subsequently, studies which gave rise to a neurobiological theory of memory are analyzed. It is concluded that the dynamic model adopted by contemporary neuroscience shares important similarities with Freudian concepts proposed at the end of the 19th century. en
dc.description.abstract Estudios tienen demostrado que conceptos psicoanalíticos y descubiertas neurocientíficas recientes pueden ser complementarios, colaborando para la comprensión de ciertos procesos psicobiológicos. Estos estudios también sugieren la posibilidad de interpretación de los conceptos psicoanalíticos, a partir de su proximidad con las neurociencias. Este trabajo investiga relaciones entre una teoría acerca de la memoria propuesta por Freud y concepciones que surgen desde la segunda mitad del siglo XX, basándose en observaciones clínicas (caso del paciente H.M.) y experimentales (concepto de potenciación a largo plazo, LTP). Primero, se presentarán ideas de Freud acerca de los procesos mnemónicos que subyacen a la construcción de un Yo, contenidas en su Proyecto para una psicología científica (1950/1976). A seguir, se analizarán estudios que dieron subsidios para la construcción de una teoría neurobiológica de la memoria. Se concluye que el modelo dinámico adoptado por la neurociencia presenta similitudes con conceptos freudianos propuestos a finales del siglo XIX. es
dc.description.abstract Il y a études qui ont démontré que concepts psychanalytiques et les recherches neuroscientifiques peuvent être complémentaires et contribuent pour la compréhension de certains processus psicobiologiques. Ces études suggèrent aussi la possibilité d'interprétation des concepts psychanalytiques à partir de son rapprochement aux neurosciences. Cet article avalise les liens possibles entre une théorie sur la mémoire proposée par Freud et des conceptions neuroscientifiques de la seconde moitié du XXe siècle, basé sur observations cliniques (cas du patient HM) et expérimentales (concept de potentialisation à long terme, LTP). Premier seront présentées les idées de Freud sur des processus mnémoniques qui soutiennent la construction du Moi chez son ouvrage Esquisse d'une psychologie scientifique (1950/1976). Ensuite, seront analysées les études qui apportent la construction de une théorie neurobiologique sur la mémoire. On conclut que le modèle dynamique adoptée par la neuroscience présents similitudes à des concepts freudiens de la fin du XIXe siècle. fr
dc.description.abstract Alguns estudos têm demonstrado que conceitos psicanalíticos e observações neurocientíficas recentes podem ser complementares, contribuindo para um melhor entendimento de determinados processos psicobiológicos. Esses estudos também sugerem a possibilidade de interpretação de conceitos psicanalíticos a partir de sua aproximação com as neurociências. O presente trabalho investiga possíveis relações entre uma teoria da memória proposta por Freud e concepções neurocientíficas que surgem a partir da segunda metade do século XX, com base em observações clínicas (o caso do paciente H. M.) e experimentais (o conceito de potenciação de longa duração, LTP). Primeiramente, são apresentadas as ideias de Freud sobre processos mnemônicos que fundamentam a construção de um Eu, da obra Projeto para uma psicologia científica (1950/1976). Posteriormente, as principais observações que subsidiaram a construção de uma teoria neurobiológica sobre a memória são analisadas. Conclui-se que o modelo dinâmico adotado pela neurociência contemporânea encontra paralelos em conceitos freudianos do final do século XIX. pt
dc.format.extent 481-502
dc.language.iso por
dc.publisher Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartof Psicologia USP
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Memory en
dc.subject Psychoanalysis en
dc.subject Neurosciences en
dc.subject Memória pt
dc.subject Psicanálise pt
dc.subject Neurociências pt
dc.title Freud, as neurociências e uma teoria da memória pt
dc.title.alternative Freud, neurosciences and a theory of memory en
dc.title.alternative Freud, las neurociencias y una teoría de la memoria es
dc.title.alternative Freud, neurosciences et une théorie sur la mémoire fr
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Carlos Departamento de Psicologia
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Carlos Departamento de Psicologia
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Biociências
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Biociências
dc.identifier.file S0103-65642012000300004.pdf
dc.identifier.scielo S0103-65642012000300004
dc.identifier.doi 10.1590/S0103-65642012000300004
dc.description.source SciELO



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